Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Edson Alves de-
dc.date.accessioned2025-02-24T14:10:29Z-
dc.date.available2025-02-24T14:10:29Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, E. A. Os impactos do uso de robótica nas instituições de ensino em Dianópolis. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1519-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lucio Santos Evangelista.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda “Os impactos do uso de Robótica nas Instituições de Ensino na Cidade de Dianópolis”, destacando o envolvimento de alunos do ensino fundamental, ensino médio, ensino médio integrado ao curso técnico informática, acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Computação, mediante convênio firmado entre o Instituto Federal do Tocantins - Campus Dianópolis e Escolas da rede Municipal/Estadual de Ensino. Este trabalho tem como objetivo principal abordar uma intervenção pedagógica com o ensino de programação e robótica, envolvendo a participação de alunos do ensino fundamental e médio, ação esta que foi apresentada através de um relato de experiência, onde o pesquisador relata a sua participação no projeto de ensino de robótica com o grupo Guará Bots do Campus Dianópolis, observando os impactos positivos, negativos e como esse projeto pode contribuir com o processo educacional, bem como para trabalhos futuros com o tema. Os alunos participantes do projeto desenvolveram atividades utilizando o kit lego mindstorms e placas de arduino, visando a preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica. A metodologia utilizada no trabalho se desenvolveu por meio de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, através das vivências pessoais e práticas do autor durante a realização do projeto. Os resultados obtidos no trabalho, evidenciaram a importância do ensino de programação e robótica no ambiente educacional, visto que os alunos demonstraram interesse em participar do projeto com assiduidade e dedicação, os alunos e os professores do projeto observaram melhorias significativas no rendimento escolar dos participantes. No trabalho foi possível ainda dimensionar os impactos positivos e negativos para o processo educacional. Já a conclusão do trabalho demonstra como o processo de ensino-aprendizagem com a robótica educacional permitiu aos alunos, aprender a programar e pensar de forma criativa e inovadora, para solucionar os desafios encontrados. Ainda na conclusão consta quais os impactos gerados com o ensino de robótica aos alunos. E por fim dispõe de recomendações para o futuro onde elenca sugestões para futuras experiências ou estudos com o tema.pt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectPrática educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleOs impactos do uso de robótica nas instituições de ensino em Dianópolispt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-OS IMPACTOS DO USO DE ROBÓTICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM.pdf750,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.