Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Cleonice de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T14:25:20Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T14:25:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, C. O. O uso de recursos digitais por docentes no processo de ensino e aprendizagem. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1520 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Barbosa Vergolino. | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização de recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem é uma metodologia inovadora, uma vez que se baseia no desenvolvimento de novas abordagens para o processo de aprendizagem, por meio de experiências reais ou simuladas, visando criar condições para abordar, em diferentes situações, questões sociais, e desafios impostos pelas atividades fundamentais da prática. O estudo tem como objetivos sugerir o uso da tecnologia como um recurso digital para a utilização de docentes em suas práticas pedagógicas enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem; elencar os principais desafios enfrentados pelos docentes ao integrar recursos digitais em suas práticas de ensino; averiguar se a utilização dos recursos digitais pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Este trabalho é uma revisão da literatura científica não sistemática. Apresentando a seguinte questão de pesquisa quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes com relação ao uso dos recursos digitais e se estes recursos podem contribuir com a dinâmica de ensino e aprendizagem. A busca foi realizada nos bancos de dados: Google acadêmico e Scielo. Concluiu-se que o estudo alcançou os objetivos traçados, os quais foram analisados e expostos quais os benefícios e as dificuldades encontradas pelos docentes ao inserir este recurso na prática pedagógica. Constatou-se a necessidade da formação continuada para que o docente sinta-se preparado para inserir os recursos tecnológicos em sua prática de ensino, pois a educação no século XXI exige a inovação de ensino e aperfeiçoamento sempre. | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recursos digitais | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos digitais por docentes no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-O USO DE RECURSOS DIGITAIS POR DOCENTES NO PROCESSO.pdf | 222,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.