Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Ricardo Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T15:00:08Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T15:00:08Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, R. N. Explorando a robótica numa visão construtivista: relato de experiência na Academia Hacktown. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1521 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Computação, sob a orientação da Profa. Dra. Josilene Almeida Brito. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudos sobre pensamento computacional revelam que é possível viabilizar uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. Nessa perspectiva, o ensino de conceitos computacionais possibilita ao educando ampliar a habilidade de resolver problemas e praticar o raciocínio lógico. Este relato de experiência descreve as aulas de robótica ministradas a partir de agosto de 2022 e até dezembro de 2022, no projeto Academia Hacktown, no campus Petrolina IF Sertão PE, utilizando o construtivismo como abordagem pedagógica. As metodologias utilizadas foram storytelling, gamificação e computação desplugada. A abordagem de ensino buscou incentivar a curiosidade e a criatividade dos alunos, promovendo a construção do conhecimento por meio da experimentação prática. Para isso, foram utilizados como instrumentos kits de robótica, disponibilizados para que os alunos pudessem construir seus próprios robôs e programá-los para executar diferentes tarefas. As aulas foram direcionadas a duas turmas, ou seja, um total de trinta alunos do ensino fundamental II, com o objetivo de aplicar o pensamento computacional por meio do uso de robótica. As atividades desenvolvidas foram embasadas na perspectiva construtivista de Jean Piaget, que afirma que as pessoas desenvolvem seu próprio conhecimento e compreendem a sua realidade a partir de suas próprias experiências. | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.title | Explorando a robótica numa visão construtivista: relato de experiência na Academia Hacktown | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-EXPLORANDO A ROBÓTICA NUMA VISÃO CONSTRUTIVISTA_ RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ACADEMIA HACKTOWN.pdf | 991,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.