Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSigmaringa, Leandro da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-24T15:14:48Z-
dc.date.available2025-02-24T15:14:48Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSIGMARINGA, L. S. Repositórios digitais educativos institucionais: uma abordagem colaborativa para a educação contemporânea. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1522-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Kafure da Rocha.pt_BR
dc.description.abstractOs Repositórios Digitais Educativos Institucionais (RDEIs) constituem ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um ambiente centralizado para armazenamento e disseminação de recursos educacionais digitais. Este trabalho analisa a importância da formação e estruturação de uma equipe técnica especializada na implementação, desenvolvimento e suporte desses repositórios, visando atender às demandas dos profissionais que utilizarão este recurso no atendimento aos usuários finais. A pesquisa aborda as dificuldades enfrentadas pelas instituições educacionais na gestão e manutenção eficiente dos RDEIs, com foco específico na necessidade de suporte técnico qualificado. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, utilizando múltiplos instrumentos de coleta de dados, incluindo registros multimídia (imagens, vídeos e áudios) e depoimentos, que servem tanto para a análise quanto para a composição do próprio repositório. O processo investigativo desenvolve-se por meio de atividades de campo, com coleta de dados em contextos naturais, observação participante, entrevistas e grupos focais. Esta metodologia permite não apenas a análise das necessidades e desafios técnicos, mas também proporciona insumos para o desenvolvimento de soluções educativas práticas e eficientes. Os resultados obtidos contribuem para a compreensão dos requisitos necessários à implementação bem-sucedida de RDEIs e para o estabelecimento de diretrizes na formação de equipes técnicas especializadas.pt_BR
dc.subjectRepositório Digitalpt_BR
dc.subjectRecurso educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleRepositórios digitais educativos institucionais: uma abordagem colaborativa para a educação contemporâneapt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Repositórios Digitais Educativos Institucionais.pdf681,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.