Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1540
Título: Análise da evasão escolar no ensino médio integrado do campus salgueiro do IFSertãoPE
Autor(es): Cassimiro, Ivan Timóteo
Palavras-chave: Abadono escolar
Educação profissional e tecnológica
Educação Profissional e Tecnológica - EPT
Data do documento: 2024
Citação: CASSIMIRO, I. T. Análise da evasão escolar no ensino médio integrado do campus salgueiro do IFSertãoPE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao macroprojeto 5: Organização do Currículo Integrado na EPT e à linha de pesquisa II: Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na EPT, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivou propor estratégias efetivas para o enfrentamento da evasão escolar nos cursos técnicos de nível médio integrado do campus Salgueiro do IFSertãoPE, Agropecuária, Edificações e Informática. Para isso, realizou-se a revisão bibliográfica e uma pesquisa documental na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), tendo em vistas a mapear e organizar os números de abandonos referentes ao período de 2017 a 2023. Foram analisados ainda os sistemas acadêmicos usados pelo IFSertãoPE para levantamento das informações de contato dos discentes. Na metodologia, esta pesquisa se caracteriza, no tocante à estratégia, como documental; e quali-quantitativa, no que se refere à natureza. No tocante à finalidade, a pesquisa é aplicada. Em relação ao tipo, é descritiva. Efetuada a revisão de literatura e conhecida a evolução da evasão dos três cursos, partiu-se para a pesquisa com os públicos envolvidos: os alunos evadidos e os profissionais da educação que atuam ou atuaram em setores diretamente ligados ao ensino do campus Salgueiro. Esses públicos foram pesquisados por meio de questionários eletrônicos enviados através dos endereços de e-mails disponíveis nos bancos de dados dos sistemas acadêmicos utilizados pelo campus Salgueiro, no caso dos alunos; e, no caso dos servidores, por meio dos seus e-mails institucionais. As perguntas, dispostas nos questionários, buscaram catalogar os principais motivos que levaram os alunos a evadirem. Os dados obtidos indicam, de modo geral, uma queda nos percentuais do abandono no período pesquisado, havendo uma inflexão durante a pandemia da Covid-19, com destaque para o biênio 2021-2022. A pesquisa mostrou que a maior parte dos evadidos é do próprio município de Salgueiro, desloca-se para o campus em veículo fornecido pela prefeitura e tem, na maioria dos casos, pais agricultores, autônomos e donas de casa. O estudo catalogou os principais fatores associados à evasão que foram indicados pelos ex-alunos e servidores, entre as quais se destacam vulnerabilidade social, problemas com transporte escolar, gravidez, desmotivação pela não identificação com o curso e incompatibilidade entre estudo e trabalho. De posse das respostas e tendo em mãos a listagem dos principais fatores apontados como motivadores da evasão, o Produto Educacional apresenta um fluxograma contemplando os cinco principais fatores relacionados à evasão escolar apontados, de forma concomitante, pelos dois públicos pesquisados, a ser usado pelo campus Salgueiro em suas políticas de enfrentamento à evasão escolar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1540
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - ANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS SALGUEIRO DO IFSERTAOPE.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.