Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Jean Gomes-
dc.date.accessioned2025-03-20T17:42:55Z-
dc.date.available2025-03-20T17:42:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCOELHO, J. G. A inclusão digital nas escolas: perspectivas e desafios. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1541-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Joabis Nobre Martins.pt_BR
dc.description.abstractA educação na atualidade perpassa por vários desafios onde cada vez mais são necessárias metodologias de trabalho diversificadas, desafios onde o uso de tecnologias da informação são cada vez mais requisitadas. O objetivo da pesquisa foi analisar como se dá a inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem no contexto de ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de método qualitativo, onde foram revisitadas em artigos e livros de autores que pesquisam o tema e que estão disponíveis em ambientes virtuais credenciados. De acordo com os resultados, a inclusão digital nas escolas ainda possui vários desafios a serem contornados, como: exclusão da parcela da população que não tem acesso a meios de comunicação, instrumentos modernos e capacitação dos profissionais da educação para manuseio destes. Contudo, ainda que com dificuldades, é uma perspectiva cada vez mais acentuada no processo educacional. Logo necessita ter um trabalho por parte de políticas públicas que possam dar oportunidade de acesso a todos(as), diminuindo assim, as disparidades provenientes das desigualdades sociais acentuadas pelo processo de globalização.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA inclusão digital nas escolas: perspectivas e desafiospt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.pdf544,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.