Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Jean Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T17:42:55Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T17:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, J. G. A inclusão digital nas escolas: perspectivas e desafios. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1541 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Joabis Nobre Martins. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação na atualidade perpassa por vários desafios onde cada vez mais são necessárias metodologias de trabalho diversificadas, desafios onde o uso de tecnologias da informação são cada vez mais requisitadas. O objetivo da pesquisa foi analisar como se dá a inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem no contexto de ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de método qualitativo, onde foram revisitadas em artigos e livros de autores que pesquisam o tema e que estão disponíveis em ambientes virtuais credenciados. De acordo com os resultados, a inclusão digital nas escolas ainda possui vários desafios a serem contornados, como: exclusão da parcela da população que não tem acesso a meios de comunicação, instrumentos modernos e capacitação dos profissionais da educação para manuseio destes. Contudo, ainda que com dificuldades, é uma perspectiva cada vez mais acentuada no processo educacional. Logo necessita ter um trabalho por parte de políticas públicas que possam dar oportunidade de acesso a todos(as), diminuindo assim, as disparidades provenientes das desigualdades sociais acentuadas pelo processo de globalização. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A inclusão digital nas escolas: perspectivas e desafios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.pdf | 544,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.