Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1542
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Aderson Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T19:07:53Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T19:07:53Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. P. A inclusão digital na educação: desafios e oportunidades. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1542 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Profa. Dra. Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade moderna foi profundamente transformada pelo avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), impactando diretamente o cenário educacional. No contexto educacional, a inclusão digital tornou-se um desafio central, visto que a sua incorporação processo de ensino e aprendizagem enfrenta barreiras estruturais e pedagógicas. A globalização e a sociedade da informação demandam o domínio dessas tecnologias para garantir uma educação equitativa e adaptada às exigências do século XXI. Este estudo tem como objetivo principal analisar como está sendo a inclusão digital na educação básica brasileira. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, baseando-se em uma revisão da literatura sobre inclusão digital e as TDICs na educação básica. Foram analisados artigos científicos publicados entre 2019 e 2024 na base de dados do Portal de Periódicos CAPES, com ênfase em estudos que tratam da democratização do acesso às tecnologias no ambiente escolar. Foram onze trabalhos encontrados, sendo 3 selecionados a partir dos critérios da pesquisa. Os resultados indicaram que a inclusão digital ainda enfrenta diversos desafios, como a falta de infraestrutura tecnológica adequada, a carência de formação docente específica e as desigualdades socioeconômicas que limitam o acesso dos alunos às TDICs. Além dos desafios, a inclusão digital apresenta oportunidades significativas para a educação, possibilitando metodologias mais dinâmicas, interativas e centradas no aluno. O uso adequado das TDICs pode potencializar a aprendizagem significativa, estimular o pensamento crítico e promover maior engajamento dos estudantes. Diante das análises realizadas, conclui-se que a inclusão digital no ensino fundamental é um processo essencial, mas que ainda enfrenta desafios estruturais e pedagógicos. As TDICs representam uma ferramenta poderosa para transformar a educação, desde que utilizadas de forma planejada e estratégica. É necessário investir na capacitação docente, melhorar a infraestrutura tecnológica das escolas e desenvolver políticas públicas eficazes para ampliar o acesso à tecnologia. Dessa forma, será possível construir uma educação mais inclusiva, equitativa e adaptada às demandas da sociedade contemporânea. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | A inclusão digital na educação: desafios e oportunidades | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DESAFIOS E OPORTUNIDADES.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.