Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Aderson Pereira da-
dc.date.accessioned2025-03-20T19:07:53Z-
dc.date.available2025-03-20T19:07:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, A. P. A inclusão digital na educação: desafios e oportunidades. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1542-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Profa. Dra. Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade moderna foi profundamente transformada pelo avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), impactando diretamente o cenário educacional. No contexto educacional, a inclusão digital tornou-se um desafio central, visto que a sua incorporação processo de ensino e aprendizagem enfrenta barreiras estruturais e pedagógicas. A globalização e a sociedade da informação demandam o domínio dessas tecnologias para garantir uma educação equitativa e adaptada às exigências do século XXI. Este estudo tem como objetivo principal analisar como está sendo a inclusão digital na educação básica brasileira. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, baseando-se em uma revisão da literatura sobre inclusão digital e as TDICs na educação básica. Foram analisados artigos científicos publicados entre 2019 e 2024 na base de dados do Portal de Periódicos CAPES, com ênfase em estudos que tratam da democratização do acesso às tecnologias no ambiente escolar. Foram onze trabalhos encontrados, sendo 3 selecionados a partir dos critérios da pesquisa. Os resultados indicaram que a inclusão digital ainda enfrenta diversos desafios, como a falta de infraestrutura tecnológica adequada, a carência de formação docente específica e as desigualdades socioeconômicas que limitam o acesso dos alunos às TDICs. Além dos desafios, a inclusão digital apresenta oportunidades significativas para a educação, possibilitando metodologias mais dinâmicas, interativas e centradas no aluno. O uso adequado das TDICs pode potencializar a aprendizagem significativa, estimular o pensamento crítico e promover maior engajamento dos estudantes. Diante das análises realizadas, conclui-se que a inclusão digital no ensino fundamental é um processo essencial, mas que ainda enfrenta desafios estruturais e pedagógicos. As TDICs representam uma ferramenta poderosa para transformar a educação, desde que utilizadas de forma planejada e estratégica. É necessário investir na capacitação docente, melhorar a infraestrutura tecnológica das escolas e desenvolver políticas públicas eficazes para ampliar o acesso à tecnologia. Dessa forma, será possível construir uma educação mais inclusiva, equitativa e adaptada às demandas da sociedade contemporânea.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleA inclusão digital na educação: desafios e oportunidadespt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DESAFIOS E OPORTUNIDADES.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.