Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1549
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dc.contributor.authorCarvalho, Osmar Viveiros de-
dc.date.accessioned2025-03-24T21:54:31Z-
dc.date.available2025-03-24T21:54:31Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCARVALHO, O. V. Análise qualiquantitativa da eficiência acadêmica dos cursos de ensino médio integrado do IFSERTÃOPE, Campus Ouricuri. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1549-
dc.description.abstractA busca pela eficiência acadêmica no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve sua gênese com a implementação da nova gestão pública. Em meio a essa implantação, o Estado passou a preocupar-se cada vez mais com a qualidade e a produtividade dos serviços públicos prestados, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica. Assim, após auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União, as Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica passaram a adotar indicadores de gestão que demonstrassem o alcance dos objetivos institucionais e garantissem a eficiência, a eficácia e a efetividade na prestação de um serviço de qualidade. Nesse contexto, insere-se o presente trabalho, um estudo exploratório de natureza qualiquantitativa, vinculado ao Macroprojeto 6 da linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A pesquisa teve como objetivo analisar, à luz dos aspectos teóricos vigentes, a eficiência acadêmica dos cursos de ensino médio integrado (EMI) do IFSertãoPE e seu processo de aferição frente aos fatores que impactam significativamente esse processo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário eletrônico, via e-mail institucional, e pela análise de documentos administrativos e legais, além de relatórios extraídos da Plataforma Nilo Peçanha. Para o tratamento dos dados qualitativos, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin e, para os dados quantitativos, utilizou-se a estatística descritiva. A modelagem visual foi utilizada na construção do produto educacional visando apresentar os dados de forma clara e sistematizada, facilitando a compreensão e a implementação das ações. Os resultados desta pesquisa evidenciam que os indicadores de gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são essenciais para monitorar a qualidade do ensino e apoiar decisões estratégicas. Além disso, o controle da evasão escolar, aliado à modelagem visual, pode facilitar a identificação precoce de problemas, a coordenação da equipe escolar e o monitoramento de dados, contribuindo para a implementação de políticas educacionais mais eficazes.pt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectIndicadores de gestãopt_BR
dc.titleAnálise qualiquantitativa da eficiência acadêmica dos cursos de ensino médio integrado do IFSERTÃOPE, Campus Ouricuript_BR
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