Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1551
Título: O uso de smartphones como ferramenta didática no ensino de física: desenvolvimento de uma sequência didática para medição da aceleração da gravidade
Autor(es): Santos, João de Souza
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino de ciências
Sequência didática - Delizoicov
Smartphone - ferramenta educacional
Data do documento: 2025
Citação: SANTOS, J. S. O uso de smartphones como ferramenta didática no ensino de física: desenvolvimento de uma sequência didática para medição da aceleração da gravidade. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Este trabalho surgiu da vontade de tornar o ensino de Física mais acessível e próximo da realidade dos alunos do Sertão Central Pernambucano, onde os recursos didáticos para ensinar ciências naturais são limitados. A pesquisa resultou em uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, utilizando smartphones e o aplicativo Phyphox para medição experimental da aceleração da gravidade através de um pêndulo. A ideia do produto educacional desenvolvido é que, com materiais simples e tecnologia acessível, os alunos realizem medições, coleta de dados e entendam melhor o fenômeno da gravidade, desenvolvendo uma visão crítica e habilidades de análise de dados científicos. O uso do smartphone como ferramenta educacional permite que os estudantes, mesmo em ambientes com recursos limitados, desenvolvam habilidades essenciais, como pensamento crítico e trabalho em grupo. Assim, essa abordagem visa potencializar o aprendizado e a aplicabilidade prática da Física no cotidiano do aluno, incentivando o interesse pela ciência. Como resultado de uma aplicação prática do produto, realizada em turmas de 9o ano do ensino fundamental, observou-se que, por usar o celular, os alunos demonstraram grande interesse, participaram ativamente da atividade e refletiram criticamente sobre o resultado experimental obtido na atividade, fazendo a conexão com os conceitos teóricos, o que indicou que a proposta gerou resultados positivos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1551
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador