Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1564
Título: Laboratório interdisciplinar como espaço pedagógico para a produção textual no ensino médio integrado
Autor(es): Vieira, Francisca Kátia Albuquerque de Pinho
Palavras-chave: Educação profissional
Espaços pedagógicos
Laboratório de produção textual
Ensino Médio Integrado
Educação profissional e Tecnológica
Data do documento: 2025
Citação: VIEIRA, F.K.A.P. Laboratório interdisciplinar como espaço pedagógico para a produção textual no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: No cenário educacional contemporâneo, o Ensino Médio Integrado (EMI) tem se destacado como um nível educacional com um currículo diversificado, proporcionando aos alunos experiências de aprendizagens variadas. Nesse contexto, o ensino da produção textual surge como uma possível oportunidade para o aprimoramento das habilidades de escrita e comunicação, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Diante desse cenário, objetivamos, por meio desta pesquisa, investigar a gestão de espaços pedagógicos destinados ao componente curricular de produção textual para a formação integral de estudantes do EMI. A fundamentação teórica deste estudo baseou-se em autores como Ciavatta (2014), Frigotto (2001) e Ramos (2017), que destacaram a importância da articulação entre teoria, prática e formação crítica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Quanto aos espaços pedagógicos, Santos et al. (2022) ressaltaram a necessidade de planejamento para promover a interação e o aprendizado, enquanto Martini, Librelotto e Henriques (2016) enfatizaram o compartilhamento do conhecimento e o trabalho colaborativo. A pesquisa também dialogou com o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC/EM), que reconheceu a produção textual como uma prática interdisciplinar essencial para o desenvolvimento dos alunos. No campo da Análise do Discurso, apoiamo-nos em Bakhtin (2003) e Miotello (2016) para a construção de sentidos e a interação entre diferentes vozes. O percurso metodológico se estruturou por meio da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, mediante a aplicação de questionários. A amostra foi composta pela diretora, coordenadoras e professores da instituição. Foi elaborado um produto educacional no formato de cartilha digital, apresentando estratégias de implantação, organização e acompanhamento do ambiente de aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a gestão eficaz dos espaços pedagógicos, com ênfase no Laboratório Interdisciplinar de Escrita, fortalece a produção textual dos estudantes ao integrar diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional. Esta pesquisa pertence ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, está presente na Linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e faz parte do Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1564
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



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