Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1566
Título: Desenvolvimento sustentável: levantamento das ferramentas e práticas pedagógicas utilizadas na educação do ensino médio regular
Autor(es): Gomes, Danielle Alves de Novaes
Palavras-chave: Educação Ambiental
Ensino Médio e Sustentabilidade
Data do documento: 2025
Citação: GOMES, D. A. N. Desenvolvimento sustentável: levantamento das ferramentas e práticas pedagógicas utilizadas na educação do ensino médio regular. TCC (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: O Desenvolvimento Sustentável, auxiliado pela educação ambiental, tem a função de sensibilizar as pessoas, tornando-as defensoras do meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das ferramentas e práticas pedagógicas voltadas ao processo de ensino-aprendizagem sobre “Desenvolvimento Sustentável” no Ensino Médio Regular, através de uma revisão integrativa. Foram selecionados um total de 16 (dezesseis) artigos com publicações entre os anos de 2019 e 2024. De maneira geral, estes evidenciavam a prática do pensamento crítico do aluno. As metodologias identificadas nos trabalhos e indicadas pelos autores são ativas, podendo ser exploradas através da educação científica, de temas geradores, atividades práticas – como oficinas, aulas de campo e palestras – ou através do desenvolvimento de um material didático. Estas abordagens proporcionaram o envolvimento do educando no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo uma educação integral.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1566
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências da Natureza e Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.