Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1584
Título: | Jogos no ensino de matemática: uma revisão da produção brasileira sobre os resultados dessa relação |
Autor(es): | Cabral, Rafael |
Palavras-chave: | Jogos didáticos Ensino da matemática Aprendizagem Engajamento |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | IFSertãoPE |
Citação: | CABRAL, Rafael. Jogos no ensino de matemática: uma revisão da produção brasileira sobre os resultados dessa relação. TCC (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 23f., 2025 |
Resumo: | Muitos alunos tem dificuldade com o aprendizado da matemática, por issoosjogosdidáticos podem ser uma boa alternativa para o ensino dessa disciplina escolar, oqueécorroborado por diversas pesquisas que apontam o lúdico como uma boa estratégiapedagógica. Por isso, este trabalho teve por objetivo analisar como a utilização dos jogosnoensino de matemática no ensino fundamental ou médio tem sido abordada emescolas públicasou privadas. Para isso, foram destacados artigos que discutem o uso de jogos noensinodamatemática, sistematizando as informações levantadas, identificando os principais jogosmencionados e refletindo sobre os resultados da utilização dos jogos no ensino de matemática.Para tanto, optou-se pela utilização da metodologia a Revisão Sistemática da Literatura, combusca na literatura realizada em 08/2023 no banco de dados SciELO como operador booleanopara pesquisa: Jogos and ensino da matemática. Tendo como critérios de restrições adicionais:trabalhos a partir de 2012 e que não tenham como metodologia a revisão sistemáticadeliteratura. Desta forma, de um total de 10 artigos encontrados, 9 foramselecionados, todosemportuguês. Como resultado foi confirmado a existência de trabalhos que indicamqueosjogospodem favorecer o desenvolvimento do raciocínio, da argumentação, da comunicação, doengajamento dos estudantes. Além de proporcionar a aprendizagem de uma maneira divertidae efetiva pois proporcionam uma construção ativa do conhecimento peloalunoeacompanhamento desse processo pelo professor. Também contribuiu para se lançar luzessobre trabalhos com jogos matemáticos também para alunos com deficiências. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1584 |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA UMA REVISÃO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE OS RESULTADOS DESSA RELAÇÃO.pdf | 820,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.