Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1584
Título: Jogos no ensino de matemática: uma revisão da produção brasileira sobre os resultados dessa relação
Autor(es): Cabral, Rafael
Palavras-chave: Jogos didáticos
Ensino da matemática
Aprendizagem
Engajamento
Data do documento: 2025
Editor: IFSertãoPE
Citação: CABRAL, Rafael. Jogos no ensino de matemática: uma revisão da produção brasileira sobre os resultados dessa relação. TCC (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 23f., 2025
Resumo: Muitos alunos tem dificuldade com o aprendizado da matemática, por issoosjogosdidáticos podem ser uma boa alternativa para o ensino dessa disciplina escolar, oqueécorroborado por diversas pesquisas que apontam o lúdico como uma boa estratégiapedagógica. Por isso, este trabalho teve por objetivo analisar como a utilização dos jogosnoensino de matemática no ensino fundamental ou médio tem sido abordada emescolas públicasou privadas. Para isso, foram destacados artigos que discutem o uso de jogos noensinodamatemática, sistematizando as informações levantadas, identificando os principais jogosmencionados e refletindo sobre os resultados da utilização dos jogos no ensino de matemática.Para tanto, optou-se pela utilização da metodologia a Revisão Sistemática da Literatura, combusca na literatura realizada em 08/2023 no banco de dados SciELO como operador booleanopara pesquisa: Jogos and ensino da matemática. Tendo como critérios de restrições adicionais:trabalhos a partir de 2012 e que não tenham como metodologia a revisão sistemáticadeliteratura. Desta forma, de um total de 10 artigos encontrados, 9 foramselecionados, todosemportuguês. Como resultado foi confirmado a existência de trabalhos que indicamqueosjogospodem favorecer o desenvolvimento do raciocínio, da argumentação, da comunicação, doengajamento dos estudantes. Além de proporcionar a aprendizagem de uma maneira divertidae efetiva pois proporcionam uma construção ativa do conhecimento peloalunoeacompanhamento desse processo pelo professor. Também contribuiu para se lançar luzessobre trabalhos com jogos matemáticos também para alunos com deficiências.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1584
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA UMA REVISÃO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE OS RESULTADOS DESSA RELAÇÃO.pdf820,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.