Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Pedro Henrique da Gama-
dc.date.accessioned2025-05-14T18:21:51Z-
dc.date.available2025-05-14T18:21:51Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCOELHO, P. H. G. Desafios no planejamento e implementação de tecnologias digitais no ensino médio. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1591-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Albertina Marília Alves Guedes.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias digitais vêm alterando significativamente as práticas pedagógicas no Ensino Médio exigindo adaptação de metodologias educacionais e investimentos em infraestrutura tecnológica. A partir deste pressuposto este trabalho objetiva analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores ao planejarem e integrarem recursos tecnológicos em sala de aula, abarcando formação docente, suporte institucional e estratégias pedagógicas inovadoras. Para alcançar o referido objetivo foi realizado uma revisão sistemática, a qual envolveu a seleção, análise e síntese de estudos publicados entre 2015 e 2025, priorizando pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em contexto escolar. Os resultados obtidos evidenciaram carências de equipamentos adequados e conectividade, bem como lacunas na capacitação contínua do corpo docente e resistência à adoção de metodologias ativas. Em muitos casos, observou-se ausência de políticas públicas que assegurem suporte técnico e formação consistente, prejudicando a eficácia no uso de tecnologias em promover envolvimento e aprendizagem significativa dos alunos. Por outro lado, alguns estudos demonstraram que práticas pedagógicas baseadas em gamificação possibilitam maior participação estudantil, desde que haja suporte institucional e orientação adequada. Conclui-se que a superação desses entraves requer esforços conjuntos entre gestores, professores e instâncias governamentais visando potencializar o uso de tecnologias no desenvolvimento de competências sociais e educacionais necessárias no século XXI.pt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectRecursos digitaispt_BR
dc.titleDesafios no planejamento e implementação de tecnologias digitais no ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Desafios no planejamento e implementação de tecnologias digitais no ensino médio.pdf541,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.