Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1602
Título: O ensino de ciências em escolas públicas do município de Pedro Alexandre-Ba: perspectiva discente
Autor(es): Silva, Jesiel Alves da
Palavras-chave: Educação
Educação básica
Abordagens pedagógicas
Infraestrutura escolar
Capacitação docente
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, J. A. O ensino de ciências em escolas públicas do município de Pedro Alexandre-Ba: perspectiva discente. TCC (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, PE, 19f., 2025.
Resumo: A partir da década de 60 surgiram vários movimentos sociais espalhados pelo planeta, com isso o ensino de Ciências passou por uma série de influências. Todavia, no Brasil, essa interferência foi observada melhor apenas nos últimos 20 anos, em que foi possível aferir as reformas e como essas buscaram por um modelo que transformasse a realidade educacional brasileira, até então caracterizada pelas altas taxas de analfabetismo, resultado da precariedade de políticas comprometidas com o ensino de qualidade. Apesar das melhorias em nível nacional, em cidades interioranas ainda não se sabe até que ponto houve melhorias no Ensino de Ciências. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo traçar um panorama do ensino de Ciências na percepção de alunos no atual cenário da educação no município de Pedro Alexandre – BA. O público alvo foram 08 turmas do Ensino Fundamental II – 8º e 9º ano (n=180). Os resultados apontaram desafios, como a defasagem idade-série, o uso limitado de práticas experimentais e recursos tecnológicos, além de metodologias tradicionais. Sendo assim, concluiu-se que o ensino de Ciências em Pedro Alexandre-BA enfrenta desafios estruturais e metodológicos, que resultam na necessidade de maior investimento em infraestrutura e capacitação docente. Abordagens pedagógicas mais práticas e conectadas à realidade dos alunos são essenciais para promover uma aprendizagem significativa.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1602
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