Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1609
Título: Violência escolar: uma análise documental sobre suas causas e ações de enfrentamento em escolas públicas do Estado de Pernambuco.
Autor(es): Souza, Maria Cristiane da Silva
Palavras-chave: Educação
Violência escolar
Bullying
Cultura de paz
Educação pública
Data do documento: 2025
Editor: IFSertãoPE
Citação: SOUZA, Maria Cristiane da Silva. Violência escolar: uma análise documental sobre suas causas e ações de enfrentamento em escolas públicas do Estado de Pernambuco. TCC (Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, PE, 35f., 2025.
Resumo: Esse estudo analisou as múltiplas dimensões da violência escolar em escolas públicas do estado de Pernambuco, considerando suas causas, manifestações, impactos e estratégias de enfrentamento. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, baseou-se em análise documental e revisão sistemática de literatura, integrando relatórios institucionais e estudos acadêmicos recentes. Os resultados destacam a complexidade do fenômeno, que engloba a violência física, psicológica, simbólica e institucional, sendo esta última evidenciada na precarização da infraestrutura escolar, na falta de suporte psicossocial e na desvalorização do trabalho docente. Essas condições afetam diretamente a permanência dos estudantes na escola, ampliando desigualdades e dificultando o enfrentamento do problema. Políticas públicas como a Lei no 13.185/2015 e iniciativas regionais, como a campanha #PropaguePaz, demonstram potencial na mitigação da violência, mas esbarram em desafios estruturais, como falta de financiamento e monitoramento insuficiente. O estudo reforça a necessidade de medidas integradas que vão além de ações pontuais, exigindo investimentos contínuos em infraestrutura escolar, suporte pedagógico e psicológico, além do fortalecimento da formação docente e da participação ativa da comunidade escolar. Conclui-se que, para que as políticas públicas sejam realmente eficazes, é essencial garantir sua implementação de maneira sistemática e sustentável, superando as barreiras impostas pela violência institucional.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar



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