Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacêdo, Valéria Cavalcanti Coêlho de-
dc.date.accessioned2025-05-28T20:57:10Z-
dc.date.available2025-05-28T20:57:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMACÊDO, V. C. C. O uso de Plickers no ensino médio: uma abordagem didática para melhoria da aprendizagem matemática. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1610-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Júlio César Mota Silva.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, intitulado "O uso de Plickers no ensino médio: uma abordagem didática para melhoria da aprendizagem matemática" investiga a integração de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino, com foco na disciplina de matemática. O objetivo principal analisa como a aplicação do Plickers em turmas do ensino médio pode contribuir para melhorar a aprendizagem de matemática através de relatos de experiência e avaliação dos impactos dessas estratégias na compreensão e resolução de problemas matemáticos. A pesquisa busca responder à pergunta central: "Como o uso da plataforma Plickers pode impactar a aprendizagem de matemática no ensino médio?". Para isso, foi realizada uma intervenção didática utilizando a ferramenta Plickers, que combina tecnologia e elementos lúdicos para promover maior engajamento dos estudantes. A plataforma permite que os professores coletem respostas em tempo real através de cartões QR, facilitando a avaliação imediata do desempenho dos alunos. Com o uso de metodologias ativas, foi possível identificar dificuldades individuais de forma ágil, permitindo intervenções mais eficazes.Os resultados indicam que o Plickers contribuiu significativamente para aumentar o interesse e a participação dos alunos nas aulas de matemática. O aspecto lúdico introduzido pela gamificação ajudou a criar um ambiente mais motivador e competitivo, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos. Conclui-se que as Novas Tecnologias para Aprendizagem, quando integradas ao processo educacional através de ferramentas como o Plickers, pode ter um impacto positivo na aprendizagem. Essa experiência reforça a importância da inovação pedagógica para enfrentar os desafios da educação moderna, promovendo metodologias que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficiente.pt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleO uso de Plickers no ensino médio: uma abordagem didática para melhoria da aprendizagem matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-O USO DE PLICKERS NO ENSINO MÉDIO UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA MELHORIA DA APRENDIZ.pdf475,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.