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http://hdl.handle.net/123456789/1610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macêdo, Valéria Cavalcanti Coêlho de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T20:57:10Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T20:57:10Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MACÊDO, V. C. C. O uso de Plickers no ensino médio: uma abordagem didática para melhoria da aprendizagem matemática. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1610 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Júlio César Mota Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, intitulado "O uso de Plickers no ensino médio: uma abordagem didática para melhoria da aprendizagem matemática" investiga a integração de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino, com foco na disciplina de matemática. O objetivo principal analisa como a aplicação do Plickers em turmas do ensino médio pode contribuir para melhorar a aprendizagem de matemática através de relatos de experiência e avaliação dos impactos dessas estratégias na compreensão e resolução de problemas matemáticos. A pesquisa busca responder à pergunta central: "Como o uso da plataforma Plickers pode impactar a aprendizagem de matemática no ensino médio?". Para isso, foi realizada uma intervenção didática utilizando a ferramenta Plickers, que combina tecnologia e elementos lúdicos para promover maior engajamento dos estudantes. A plataforma permite que os professores coletem respostas em tempo real através de cartões QR, facilitando a avaliação imediata do desempenho dos alunos. Com o uso de metodologias ativas, foi possível identificar dificuldades individuais de forma ágil, permitindo intervenções mais eficazes.Os resultados indicam que o Plickers contribuiu significativamente para aumentar o interesse e a participação dos alunos nas aulas de matemática. O aspecto lúdico introduzido pela gamificação ajudou a criar um ambiente mais motivador e competitivo, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos. Conclui-se que as Novas Tecnologias para Aprendizagem, quando integradas ao processo educacional através de ferramentas como o Plickers, pode ter um impacto positivo na aprendizagem. Essa experiência reforça a importância da inovação pedagógica para enfrentar os desafios da educação moderna, promovendo metodologias que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficiente. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.title | O uso de Plickers no ensino médio: uma abordagem didática para melhoria da aprendizagem matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC-O USO DE PLICKERS NO ENSINO MÉDIO UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA MELHORIA DA APRENDIZ.pdf | 475,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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