Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1616
Título: A ética da responsabilidade e uma intervenção filosófica em turmas do Ensino Médio
Autor(es): Cavalcante, Germano Alves
Palavras-chave: Hans Jonas
Ética da responsabilidade
Ensino de Filosofia
Intervenção filosófica.
Data do documento: 2025
Citação: CAVALCANTE, Germano Alves. A ética da responsabilidade e uma intervenção filosófica em turmas do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 166 f., 2025.
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência a partir de uma pesquisa-ação realizada nas aulas de Filosofia em turmas do Ensino Médio da Escola Júlio de Mello da cidade de Floresta em Pernambuco. Objetiva-se investigar a ética da responsabilidade a partir das compreensões, experiências e intervenções realizadas em sala de aula como contribuição à formação ética e responsável. Faz-se uma apresentação do conceito de princípio responsabilidade em Hans Jonas em sua obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnologia (2006) no que tange sua crítica à tecnologia, a modernidade, Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade (2013) em que Hans Jonas faz uma análise crítica da técnica, seus efeitos e a ações humanas; Ensaios filosóficos: da crença antiga ao homem tecnológico (2017) que reúne artigos de Hans Jonas a discorrer acerca da responsabilidade como política e econômica; a respeito do ensino de filosofia e a responsabilidade recorre-se às contribuições de filósofos e filósofas, pensadores e pensadoras contemporâneas que aludem à temática da responsabilidade; relacionada à educação as obras Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (2019) e Educação como prática de liberdade (2019) de Paulo Freire a tratar de reflexões quanto à relação entre responsabilidade e educação; Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável (2008) de Moacir Gadotti a tratar da educação para o desenvolvimento sustentável; Metodologia da pesquisa-ação (2011) de Michel Thiollent acerca do método utilizado em sala de aula; nas obras A sala de aula como ecossistema: Tecnologias, complexidade e novos olhares para educação (2021) de Magda Pischetola, entre outros teóricos que subsidiarão o desenvolvimento das atividades para as aulas. A metodologia adotada é uma intervenção filosófica de pesquisa-ação a partir de uma sequência didática que resulta na elaboração de um livro eletrônico com relato de experiência e manual de intervenção da atividade para possíveis adaptações por outros docentes da disciplina de Filosofia ou áreas diversas. Infere-se da pesquisa com as turmas que as competências e habilidades são contempladas desde a criação, a compreensão e envolvimento coletivo entre os alunos, ademais, a crítica consciente da utilização dos recursos materiais e da tecnologia diante da responsabilidade e moralidade política, econômica e social.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1616
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE E UMA INTERVENÇÃO FILOSÓFICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO.pdf56,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.