Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Amanda Beatriz Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T13:04:52Z | - |
dc.date.available | 2025-06-12T13:04:52Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, A. B. N. Desafios e possibilidades das metodologias ativas na educação de jovens e adultos: um relato de experiência. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1620 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Química, sob a orientação da Profa. Dra. Gizelle Angela Barroso Vieira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para aprimorar a didática educativa da Educação de Jovens e Adultos, além de reduzir a evasão dos alunos, tem-se discutido sobre o uso das metodologias ativas nesse segmento a fim de trazer benefícios para o programa. Tal estratégia oferece possibilidades para desenvolver aptidões em averiguar situações, e encontrar soluções de acordo com os aspectos do ambiente em que o aluno esteja inserido. Assim sendo, esse estudo objetivou relatar, de modo crítico e reflexivo, os desafios e as possibilidades do uso das metodologias ativas constatadas durante a execução do estágio na EJA. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo e reflexivo, sobre a vivência de estágio de uma aluna do curso de Licenciatura em Química do Campus Petrolina, IFSertãoPE. Os resultados apontaram impactos positivos advindos do emprego das metodologias ativas no ensino de química na EJA. Os principais aspectos são a autonomia e a liberdade dos estudantes. Os métodos tradicionais empregaram aulas expositivas e avaliação somativa diferindo das metodologias ativas que possibilitaram uma abordagem focada no aluno, culminando em uma aprendizagem contextualizada e significativa. Os principais desafios encontrados foram: escola sem boa estrutura física dificultando acesso em períodos chuvosos; tempo de aula bastante reduzido no primeiro e último horário; heterogeneidade das turmas. As metodologias ativas têm revelado um grande potencial no ensino da EJA, permitindo uma evolução no processo educativo ao implementar uma aprendizagem dinâmica, participativa e focada no aluno. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades das metodologias ativas na educação de jovens e adultos: um relato de experiência | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.