Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1625
Título: Pesquisa-ação e educação musical: desvendando possibilidades
Autor(es): Barros, Matheus Henrique da Fonsêca
Penna, Maura
Andrade, Klesia Garcia
Palavras-chave: Pesquisa-ação
Educação musical
Formação de professores
Metodologia educacional
Prática pedagógica
Data do documento: 2025
Editor: Editora IFSertaoPE
Citação: BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca; PENNA, Maura; ANDRADE, Klesia Garcia (org.). Pesquisa-ação e educação musical: desvendando possibilidades. 2. ed. Petrolina: Editora IFSertãoPE, 2025. 284 p. Il. Disponível em: PDF. ISBN 978-65-89380-43-6.
Resumo: Esta obra coletiva apresenta discussões teórico-metodológicas sobre a pesquisa-ação e aplicações desta abordagem em pesquisas sobre diferentes temáticas da área de educação musical. Nos dois capítulos da primeira parte, são examinadas as origens históricas e epistemológicas da pesquisa-ação, configurando uma possibilidade de pesquisa com intervenção, que, no campo educacional, produz conhecimento acadêmico e científico a partir de uma prática pedagógica planejada – monitorada, avaliada reflexivamente e ajustada flexivelmente ao longo do processo – com a produção de conhecimento acadêmico e científico. São, ainda, examinadas suas aproximações e diferenciações em relação às pesquisas de cunho experimental e discutidos seus limites e contribuições, especialmente para a educação musical. Na segunda parte, são apresentadas pesquisa-ações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, em nível de mestrado e doutorado, com diferentes temáticas: (a) estudos formais de bateria com a utilização de recursos de gravação junto a bateristas oriundos da música popular, com outras experiências de formação; (b) desenvolvimento de atividades criativas em uma prática coral infantojuvenil, com base em contribuições da psicologia da criatividade; (c) educação musical em classes multisseriadas de escolas rurais, com propostas fundamentadas na aprendizagem em comunidades de prática; (d) processos de formação de professores de música a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas. Estes exemplos de pesquisa-ações desenvolvidas sobre diferentes temáticas e com distintos referenciais teóricos revelam o valor heurístico desta abordagem, que pode contribuir para a renovação das práticas pedagógicas. Sem a pretensão de validar para qualquer situação as propostas, recursos e procedimentos metodológicos utilizados, que buscaram atender aos contextos específicos de cada pesquisa, é possível traçar, a partir deles, indicações que possam ser reapropriadas em outras situações, ajudando a diminuir a distância entre as pesquisas acadêmicas e as práticas educativas concretas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1625
ISBN: 978-65-89380-43-6
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