Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1626
Título: Geogebra como ferramenta para o ensino de oscilações mecânicas: desenvolvimento de simulações e roteiros
Autor(es): Silva, Jauahallau Nehu Evangelista Cunha da
Palavras-chave: Ensino de física
Tecnologias digitais
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, J. N. E. C. Geogebra como ferramenta para o ensino de oscilações mecânicas: desenvolvimento de simulações e roteiros. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025.
Resumo: A dificuldade de compreensão dos conteúdos relacionados às oscilações mecânicas, frequentemente marcada pela abstração conceitual e pela ausência de recursos experimentais nas escolas, constitui um desafio no ensino de Física. Com base nessa problemática, este trabalho propõe o uso do GeoGebra como ferramenta didática para a elaboração de modelagens computacionais e simulações interativas que auxiliem no ensino desses fenômenos. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamenta-se nos estudos de Silva e Almeida (2020) e Santos e Oliveira (2018), que destacam o papel das tecnologias digitais na promoção da aprendizagem ativa e no estreitamento entre teoria e prática. A proposta está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza o uso de recursos digitais como meio de fomentar a experimentação, a autonomia e o raciocínio científico. Como resultado, foram desenvolvidas seis simulações no GeoGebra, abordando sistemas oscilatórios como sistema massa-mola, pêndulo simples e físico, pêndulos acoplados, movimento harmônico simples (MHS) e movimento circular uniforme (MCU), batimentos e oscilações amortecidas e forçadas. Também foram elaborados roteiros que orientam o uso pedagógico dessas simulações por professores, permitindo a manipulação de variáveis e a visualização dinâmica dos efeitos. Dessa forma, o trabalho contribui com a disponibilização de materiais didáticos acessíveis e potencialmente eficazes para o ensino de oscilações, ressaltando o papel das tecnologias digitais na construção do conhecimento em contextos escolares com limitações estruturais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Me. Daniel Berg de Amorim Lima.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1626
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Petrolina)



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