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http://hdl.handle.net/123456789/1633
Título: | Por uma educação que acolhe: desafios e possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência no IFSERTÃOPE |
Autor(es): | Leal, Denis Fabricio de Fonseca |
Palavras-chave: | Educação Profissional Educação inclusiva Pessoa com deficiência Educação especial. Acessibilidade. |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | LEAL. D. F. F. Por uma educação que acolhe: desafios e possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência no IFSERTÃOPE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma têm sido implementadas ações inclusivas voltadas para pessoas com deficiência no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). As discussões se inserem na perspectiva da educação especial na ótica da educação inclusiva, superando práticas integradoras do passado e problematizando as condições reais de acesso, permanência e participação desses estudantes. Vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT” e ao macroprojeto 2, “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo de caso. A investigação foi realizada nos sete campi do IFSertãoPE, tendo como colaboradores(as) servidores(as) atuantes nos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e estudantes com deficiência. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa documental, observação in loco e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), articulada à triangulação entre os instrumentos utilizados. Refletir sobre uma educação inclusiva implica compreender a acessibilidade em suas múltiplas dimensões e reconhecer a diversidade como eixo estruturante da prática educativa, de modo a garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma formação de qualidade nos moldes dos pilares que a EPT preconiza, na perspectiva da politecnia e da omnilateralidade em uma formação integral do sujeito. Os resultados indicam que, embora existam políticas inclusivas e estruturas como os NAPNE, a efetivação da inclusão educacional ainda enfrenta diversos entraves. As entrevistas e observações revelaram o comprometimento dos(as) servidores(as), bem como as dificuldades enfrentadas diante da escassez de recursos humanos especializados, do limitado apoio institucional e da insuficiência de adequações físicas. As narrativas dos(as) estudantes com deficiência evidenciaram vivências marcadas por preconceito, desinformação e ausência de suporte pedagógico adequado. Além disso, constatou-se que as barreiras estruturais e comunicacionais ainda constituem obstáculos significativos à plena participação desses sujeitos no cotidiano acadêmico. A análise dos espaços físicos e digitais apontou limitações graves, como acessos inadequados, ausência de sinalização tátil e baixa acessibilidade dos sites institucionais. Mesmo após duas décadas da criação dos NAPNE, os desafios persistem, reforçando a urgência de políticas públicas mais eficazes e de práticas institucionais verdadeiramente comprometidas com uma inclusão efetiva, vivenciada no dia a dia da comunidade acadêmica. Como resposta efetiva a esses desafios verificados foram desenvolvidos dois produtos educacionais o Produto Educacional 1 – Manual da Página do NAPNE do IFSertãoPE e Produto Educacional 2 – Página Eletrônica do NAPNE, disponível no link: https://produtoeducacionalleal2025paginanapneifsertaope.com/. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1633 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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