Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1643
Título: Eficiência de corretivos em função do tempo de reação para solos salinos-sódicos no vale do submédio do São Francisco
Autor(es): Sousa, Leonardo Lima de
Palavras-chave: Solos
Salinidade
Sodicidade
Semiárido
Data do documento: 2025
Citação: SOUSA, Leonardo Lima de. Eficiência de corretivos em função do tempo de reação para solos salinos-sódicos no vale do submédio do São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 55 f., 2025.
Resumo: A salinização e a sodificação dos solos constituem um desafio iminente relevante para a manutenção da agricultura no Vale do Submédio São Francisco, região de clima semiárido e forte dependência de irrigação, condições que, junto as características pedogênicas apresentam grande risco de serem afetadas por problemas de excesso de sais e sodificação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência e o tempo de reação de diferentes corretivos químicos (gesso agrícola, cloreto de cálcio, ácido sulfúrico e enxofre elementar) em função do tempo de reação, na recuperação de solos salino-sódicos. O experimento foi realizado no IFSertãoPE - Campus Petrolina Zona Rural em condições de laboratório, utilizando colunas de solo tratadas com os corretivos, com em três períodos de incubação (20, 40 e 60 dias). Foram analisados variáveis como pH, condutividade elétrica, fósforo disponível, cátions (Na+ , K+ , Ca2+, Mg2+), percentual de sódio trocável (PST), condutividade hidráulica e grau de dispersão e floculação das argilas. Os resultados demonstraram que em condições de 100% da capacidade de campo todos os corretivos foram eficazes na redução do PST e do sódio trocável já aos 20 dias. Com destaque para o gesso, que apresentou maior eficiência na floculação das argilas e na melhoria estrutural do solo ao longo do tempo. O ácido sulfúrico promoveu resposta imediata, elevando a condutividade hidráulica, mas requer cuidados operacionais em função de seu caráter corrosivo. Conclui-se que para escolha do corretivo o gesso agrícola apresentou ser alternativa mais indicada para recuperação gradual e sustentável de solos salino-sódicos na área estudada, e o ácido sulfúrico tendo boa eficiência na correção e também atuando na redução imediata do pH do solo.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1643
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.