Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1656
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dc.contributor.authorCosta, Flávio Júlio dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-16T18:16:40Z-
dc.date.available2025-09-16T18:16:40Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCOSTA, F. J. S. Museu de ciências Professor Antônio Carneiro sob o viés da pesquisa como princípio pedagógico. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1656-
dc.description.abstractDe acordo com o Conselho Internacional de Museus (ICOM - International Council of Museums), um museu é uma instituição permanente que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos. Assim, considerando as características dos museus como espaços de pesquisa e de educação não formal, esse trabalho tem como objetivo analisar as contribuições teóricas e práticas do Museu de Ciências Professor Antônio Carneiro (MCPAC) para a pesquisa como princípio pedagógico. Fundamenta-se teoricamente na literatura dos campos de museus e pesquisa como princípio pedagógico. De natureza qualitativa, este estudo utilizou como instrumentos para a coleta de dados a seleção dos projetos e ações desenvolvidos pelo MCPAC, a aplicação de questionários aos profissionais que atuam ou atuaram no MCPAC, aos bolsistas e aos visitantes do museu, bem como os dados obtidos na visita ao Museu de Ciências Professor Antônio Carneiro. Os dados coletados foram analisados e interpretados de forma analítica e reflexiva, tendo em vista que o cruzamento das respostas aos questionários com a observação, com a análise documental e com o referencial teórico adotado foi importante para uma análise mais completa. Observou-se que o MCPAC possui diversos subprojetos de pesquisa e de extensão, com diversas temáticas de atuação, além da divulgação científica e popularização da ciência no Sertão Central de Pernambuco. Pela análise dos questionários, o MCPAC constitui-se como um espaço de conhecimento, de aprendizado, de curiosidade e de pesquisa. Desse modo, considerando toda a conjuntura da análise sobre o Museu de Ciências Professor Antônio Carneiro, sua constituição, seu campo de atuação em diversos contextos, suas características como um espaço de alfabetização científica, de aprendizado, de construção do conhecimento científico, de promoção da atitude científica, de democratização do conhecimento, de valorização da cultura pela ciência, principalmente, como um espaço de curiosidade e de pesquisa, esse assume um papel central na promoção da pesquisa como um princípio pedagógico. A sua contribuição está no seu espaço, na sua constituição, nos objetos e nos experimentos, nos seus projetos e nas ações educativas, nos seus profissionais e mediadores.pt_BR
dc.subjectMuseus de ciênciaspt_BR
dc.subjectMuseu de Ciências Professor Antônio Carneiropt_BR
dc.subjectPesquisa como princípio pedagógicopt_BR
dc.titleMuseu de ciências Professor Antônio Carneiro sob o viés da pesquisa como princípio pedagógicopt_BR
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