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http://hdl.handle.net/123456789/1658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Lúcia Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T18:20:13Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T18:20:13Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, L. P. Desafios, estratégias pedagógicas e inserção no mundo do trabalho: um olhar sobre o proeja no curso técnico em agropecuária. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1658 | - |
dc.description.abstract | O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem como objetivo proporcionar formação técnica e ensino médio integrado para indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular. No contexto do curso técnico em agropecuária, essa modalidade enfrenta desafios específicos relacionados à heterogeneidade do público, à defasagem educacional e às demandas do setor agrícola. O presente estudo investiga os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes do PROEJA, bem como as estratégias pedagógicas utilizadas para favorecer sua aprendizagem e inserção no mundo do trabalho. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de políticas públicas educacionais voltadas para a educação profissional e de jovens e adultos. Além disso, são discutidos aspectos como a adaptação curricular, a formação docente e o papel das atividades práticas na construção do conhecimento técnico. Os resultados apontam que a evasão escolar é um dos maiores desafios, impulsionada por fatores como a conciliação entre trabalho e estudo, dificuldades de aprendizagem e baixa autoestima acadêmica. Para minimizar esses entraves, diversas estratégias pedagógicas têm sido implementadas, como metodologias ativas, ensino por projetos e uso de tecnologias educacionais. A articulação entre teoria e prática também se destaca como um fator essencial para tornar o aprendizado mais significativo e aplicável às realidades dos estudantes. No que tange à inserção no mundo do trabalho, a qualificação adquirida no curso técnico em agropecuária pode ampliar as oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor rural, desde que haja uma maior aproximação entre a escola e o mercado de trabalho. Dessa forma, o PROEJA desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social e profissional de jovens e adultos, mas demanda políticas educacionais mais robustas e ações interinstitucionais para garantir sua efetividade. | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação técnica | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Agropecuária | pt_BR |
dc.title | Desafios, estratégias pedagógicas e inserção no mundo do trabalho: um olhar sobre o proeja no curso técnico em agropecuária | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO - DESAFIOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO - UM OLHAR SOBRE O PROEJA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA.pdf | 5,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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