Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1660
Título: Estresse e ansiedade no contexto escolar: um estudo com jovens concluintes do ensino médio integrado
Autor(es): Brito, Denise Duarte Silva
Palavras-chave: Educação profissional
Sapude mental
Juventude
Data do documento: 2025
Citação: BRITO, D. D. S. Estresse e ansiedade no contexto escolar: um estudo com jovens concluintes do ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: A ansiedade pode ser definida como uma emoção, uma resposta natural na vida das pessoas. Ela é considerada patológica quando se torna extrema ou irracional e traz prejuízos à vida, enquanto o estresse ocorre em decorrência das associações entre o ser e o ambiente. Já o Coping é utilizado para definir um conjunto de esforços empregados pelas pessoas com o intuito de protegê-los de circunstâncias consideradas ameaçadoras ao seu bem-estar. É perceptível com certa frequência, excessos de ansiedade e estresse no contexto escolar, em especial com estudantes do Ensino Médio Integrado. A presente dissertação teve como objetivo principal, analisar os processos de ansiedade, estresse e as estratégias de enfrentamento em estudantes do último ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação de Pernambuco do Campus Afogados da Ingazeira. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa com estudo bibliográfico e de campo, utilizando o inventário de Ansiedade de Beck (BAI), a Escala de Estresse Percebido (PSS) e o COPE Breve. Como produto educacional, realizou-se uma cartilha sobre coping com o objetivo de auxiliar os estudantes a compreenderem e lidarem melhor com o estresse e a ansiedade que podem surgir, durante a jornada acadêmica, por meio de estratégias de coping para enfrentar exitosamente os desafios e promover o bem-estar geral. Como resultado, observou-se que a ansiedade e o estresse são transtornos comuns nos estudantes concluintes do ensino médio integrado do IFPE do campus Afogados da Ingazeira, sendo estes caracterizados em sua maioria por aspectos de ansiedade moderada e Ansiedade severa. Enquanto ao estresse percebido nos estudantes, o nível de Estresse moderado foi predominante na amostra. Ainda, mais da metade dos participantes tiveram seu desempenho acadêmico comprometido devido a troca entre o ambiente acadêmico e o ambiente domiciliar. Os dados obtidos denotaram a necessidade de políticas voltadas para a saúde mental desse segmento populacional, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dentro das escolas, proporcionando a melhora no desempenho intelectual e emocional dos estudantes. Essa pesquisa trouxe reflexões sobre o tema e apresentou-se ao final do estudo, contribuições para uma melhor compreensão e auxílio na qualidade de vida das pessoas que possuem transtornos ansiosos e estresse, além da prevenção e promoção da saúde mental no âmbito escolar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1660
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-ESTRESSE E ANSIEDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.