Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1673
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Gemeson Danilton de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:13:17Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:13:17Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, G. D. A. Tecnologias digitais para aprendizagem na educação infantil: desafios e possibilidades. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1673 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Computação, sob a orientação da Profa. Me. Delza Cristina Guedes Amorim. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais se tornaram essenciais no cotidiano das pessoas, construindo hábitos novos e possibilitando experiências de aprendizagem, interatividade e dinamismo entre elas. Assim, as crianças de zero a cinco anos utilizam cada vez mais recursos da tecnologia no cotidiano. Partindo dessa premissa, a questão norteadora da pesquisa foi: quais os desafios e possibilidades do uso das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica na Educação Infantil? Nesse sentido, preparar a escola para os “nativos digitais” é uma questão de visão pedagógica e gestão estratégica. É preciso transformar a escola em um espaço onde a tecnologia esteja presente como meio e não fim. A pesquisa teve por objetivo analisar as possibilidades e desafios do uso das ferramentas digitais na educação infantil. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação de carácter exploratório em uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica em artigos e textos científicos. Para o suporte teórico que possibilitasse a análise da realidade por meio de uma revisão da literatura, foram levantadas obras sobre a temática dentro da delimitação de cinco anos (2018-2023). As buscas foram realizadas nas bases de dados digitais: Portal da CAPES, Google Acadêmico e o Scientific Electronic Library Online (SciELO), plataformas que trazem livros, artigos e pesquisas de grande relevância para a formação acadêmica. Foram selecionados oito artigos aptos, os quais elencam desafios, possibilidades, benefícios e desvantagens do uso de ferramentas digitais no Ensino Infantil. Os resultados evidenciaram a necessidade de infraestrutura e formação adequada para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais na Educação Infantil, visando desenvolver as habilidades específicas desse público-alvo. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais para aprendizagem na educação infantil: desafios e possibilidades | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | 578,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.