Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1677
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dc.contributor.authorMedeiros, Kívina Regina Gomes de-
dc.date.accessioned2025-10-10T16:15:30Z-
dc.date.available2025-10-10T16:15:30Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMEDEIROS, K. R. G. O ensino de física no contexto da deficiência visual: uma proposta inclusiva de maquetes táteis-visuais para o estudo da ondulatória. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 94f., 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1677-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar um material didático adaptado para o Ensino de Física destinados aos estudantes com deficiência visual, com ênfase no 9º ano do Ensino Fundamental. O recurso desenvolvido resume-se em maquetes táteis-visuais que visam garantir a compreensão das relações entre o material criado e os conteúdos apresentados. Essa proposta tem por finalidade promover acessibilidade aos estudantes com cegueira e baixa visão, assegurando-lhes uma introdução inclusiva, durante seu primeiro contato com o componente curricular de Ciências. A oficina utiliza recursos adaptados para abordar conceitos introdutórios de ondulatória, como os fenômenos de refração, reflexão, dispersão e difração, além de uma maquete que representa os elementos de uma onda. A criação desses modelos fundamenta-se no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), cujo foco principal é elaborar materiais que não precisem de adaptações adicionais, sendo igualmente úteis para todos os estudantes. Espera-se que o uso dessas maquetes em alto relevo e de baixo custo, contribua para uma compreensão mais inclusiva e significativa dos conceitos ondulatórios.pt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectOndulatóriapt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.titleO ensino de física no contexto da deficiência visual: uma proposta inclusiva de maquetes táteis-visuais para o estudo da ondulatóriapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

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