Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Honorato, Maria Alíndia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T12:40:00Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T12:40:00Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | HONORATO, M. A. S. Perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de física. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 44f., 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1679 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta reflexões significativas sobre as perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física, buscando consolidar discussões sobre esses aspectos nessa trajetória. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física, visando compreender como essas abordagens contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o entendimento desses fatores na formação crítico-reflexiva. O estudo foi organizado por meio de estudos teóricos, visando a compreensão das questões inerentes às estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa bibliográfica, possibilitando observar uma gama de fenômenos acerca do processo. Dessa forma, o estudo reforçou a necessidade de um esforço conjunto na implementação efetiva dessas estratégias, com investimentos em infraestrutura, formação continuada para os professores e uma abordagem contextualizada. Em síntese, o desafio de implementar estratégias pedagógicas inovadoras exige uma abordagem holística e colaborativa, transformando o processo teórico-prático educacional. Nesse sentido, por meio desta pesquisa foi possível perceber a a importância das discussões que envolvem professores/tecnologias/estudantes, ressaltando que desafios ainda existem e a utilização das tecnologias é significativa, mas a construção de estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física pode possibilitar a construção de conhecimentos contextualizados, dinâmicos e inclusivos, potencializando o processo de ensino e aprendizagem no mundo atual. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Estratégias pedagógicas inovadoras | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Holística | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas | pt_BR |
dc.title | Perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PERSPECTIVAS E DESAFIOS REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA.pdf | 399,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.