Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHonorato, Maria Alíndia da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-14T12:40:00Z-
dc.date.available2025-10-14T12:40:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationHONORATO, M. A. S. Perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de física. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 44f., 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1679-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões significativas sobre as perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física, buscando consolidar discussões sobre esses aspectos nessa trajetória. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física, visando compreender como essas abordagens contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o entendimento desses fatores na formação crítico-reflexiva. O estudo foi organizado por meio de estudos teóricos, visando a compreensão das questões inerentes às estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa bibliográfica, possibilitando observar uma gama de fenômenos acerca do processo. Dessa forma, o estudo reforçou a necessidade de um esforço conjunto na implementação efetiva dessas estratégias, com investimentos em infraestrutura, formação continuada para os professores e uma abordagem contextualizada. Em síntese, o desafio de implementar estratégias pedagógicas inovadoras exige uma abordagem holística e colaborativa, transformando o processo teórico-prático educacional. Nesse sentido, por meio desta pesquisa foi possível perceber a a importância das discussões que envolvem professores/tecnologias/estudantes, ressaltando que desafios ainda existem e a utilização das tecnologias é significativa, mas a construção de estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física pode possibilitar a construção de conhecimentos contextualizados, dinâmicos e inclusivos, potencializando o processo de ensino e aprendizagem no mundo atual.pt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicas inovadoraspt_BR
dc.subjectAbordagem Holísticapt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.titlePerspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de físicapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.