Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1694
Título: Manual pedagógico para integração da educação em direitos humanos no ensino médio integrado
Autor(es): Bezerra, Victor Emanuel Lima
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Educação em direitos humanos
Ensino médio integrado
Data do documento: 2025
Citação: BEZERRA, V. E. L. Manual pedagógico para integração da educação em direitos humanos no ensino médio integrado. Produto educacional (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: A presente proposta pedagógica tem como propósito apoiar e inspirar docentes do Ensino Médio Integrado (EMI) na integração dos princípios da Educação em Direitos Humanos (EDH) à práticas formativas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este guia nasce como fruto direto da investigação realizada nesta dissertação de mestrado, que evidenciou lacunas e potências na forma como a EDH vem sendo abordada no contexto da formação técnica. Inspirado em pensadores como Paulo Freire (1996), Dermeval Saviani (2007), Gaudêncio Frigotto (2005) e Vera Maria Candau (2008), o guia propõe-se a ir além da abordagem legalista dos direitos humanos. Ele convida educadores e educadoras a refletirem criticamente sobre o papel da escola na construção de sujeitos emancipados, conscientes de sua dignidade e de seus direitos. Em uma realidade marcada por desigualdades sociais, exclusões históricas e desafios ético-profissionais cada vez mais complexos, a EDH oferece um caminho para fortalecer o sentido ético do trabalho, fomentar a cidadania ativa e construir escolares mais democráticas. Como destaca Candau(2008), a EDH deve ser vivida como prática cotidiana, e não apenas como conteúdo formal. Este guia não pretende esgotar o tema, mas sim servir como ponto de partida para práticas docentes que articulem técnica, ética e justiça social no cotidiano da formação profissional, integrando Educação em Direitos Humanos (EDH) à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Ensino Médio Integrado (EMI).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1694
Aparece nas coleções:PRODUTOS EDUCACIONAIS (ProfEPT)



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