Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1694| Título: | Manual pedagógico para integração da educação em direitos humanos no ensino médio integrado |
| Autor(es): | Bezerra, Victor Emanuel Lima |
| Palavras-chave: | Educação Profissional e Tecnológica Educação em direitos humanos Ensino médio integrado |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | BEZERRA, V. E. L. Manual pedagógico para integração da educação em direitos humanos no ensino médio integrado. Produto educacional (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. |
| Resumo: | A presente proposta pedagógica tem como propósito apoiar e inspirar docentes do Ensino Médio Integrado (EMI) na integração dos princípios da Educação em Direitos Humanos (EDH) à práticas formativas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este guia nasce como fruto direto da investigação realizada nesta dissertação de mestrado, que evidenciou lacunas e potências na forma como a EDH vem sendo abordada no contexto da formação técnica. Inspirado em pensadores como Paulo Freire (1996), Dermeval Saviani (2007), Gaudêncio Frigotto (2005) e Vera Maria Candau (2008), o guia propõe-se a ir além da abordagem legalista dos direitos humanos. Ele convida educadores e educadoras a refletirem criticamente sobre o papel da escola na construção de sujeitos emancipados, conscientes de sua dignidade e de seus direitos. Em uma realidade marcada por desigualdades sociais, exclusões históricas e desafios ético-profissionais cada vez mais complexos, a EDH oferece um caminho para fortalecer o sentido ético do trabalho, fomentar a cidadania ativa e construir escolares mais democráticas. Como destaca Candau(2008), a EDH deve ser vivida como prática cotidiana, e não apenas como conteúdo formal. Este guia não pretende esgotar o tema, mas sim servir como ponto de partida para práticas docentes que articulem técnica, ética e justiça social no cotidiano da formação profissional, integrando Educação em Direitos Humanos (EDH) à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Ensino Médio Integrado (EMI). |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1694 |
| Aparece nas coleções: | PRODUTOS EDUCACIONAIS (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO EDUCACIONAL - MANUAL PEDAGÓGICO PARA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pdf | 630,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.