Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1701
Título: Ancestralidade e formação de professores: uma investigação sobre a educação escolar quilombola do município de Itacuruba, Pernambuco, Brasil.
Autor(es): Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de
Palavras-chave: Ancestralidade
Formação de professores
Educação escolar quilombola
Currículo
Data do documento: 2023
Citação: SÁ, C. L. S. G. Ancestralidade e formação de professores: uma investigação sobre a educação escolar quilombola do município de Itacuruba, Pernambuco, Brasil. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: A história e a cultura das comunidades quilombolas são ricas e diversas, todavia, muitas vezes, marginalizadas e excluídas dos espaços de educação formal. Quando falamos em educação para essa população, estamos nos referindo à luta pela valorização da identidade, do conhecimento tradicional e do direito à igualdade de oportunidades. O trabalho intitulado, “Ancestralidade e Formação de Professores: Uma Investigação sobre a Educação Escolar Quilombola do Município de Itacuruba, Pernambuco, Brasil", investigou a educação escolar quilombola na cidade de Itacuruba, Pernambuco, Brasil, abordando questões relacionadas ao currículo, formação de professores, práticas pedagógicas, desafios enfrentados e desenvolvimento deste povo tradicional. Como suporte metodológico, adotou-se a opção por estudos do tipo etnográfico de natureza qualitativa, através dos instrumentos descritos a seguir: entrevista semiestruturada individual, questionários socioeconômicos e rodas de conversas. A pesquisa concluiu que a formação de professores do ensino regular quilombola, precisa ser repensada e que a valorização da ancestralidade é essencial para o desenvolvimento das comunidades. O trabalho também destacou a importância de estratégias pedagógicas contextualizadas e interdisciplinares para resgatar a identidade e memória desses grupos. A pesquisa foi conduzida com a participação de representações dos quilombos da Ingazeira, Negros de Gilú e Poços dos Cavalos. Os resultados têm o potencial de contribuir para a melhoria da qualidade da educação escolar quilombola no município de Itacuruba e em outras comunidades semelhantes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1701
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



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