Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1703
Título: O lambe-lambe como proposta decolonial interdisciplinar e interventiva na educação profissional tecnológica
Autor(es): Amaral, Suelene Leal do
Palavras-chave: Decolonialidade
Intervenção
Interdisciplinaridade
Produção Artística
Data do documento: 2023
Citação: AMARAL, S. L. O lambe-lambe como proposta decolonial interdisciplinar e interventiva na educação profissional tecnológica. Produto educacional (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O produto educacional intitulado o Lambe-lambe como Proposta Decolonial Interdisciplinar e Interventiva na Educação Profissional Tecnológica é resultado de uma pesquisa realizada no mestrado profissional do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Nossa investigação ocorreu no ano de 2022, resultando na dissertação intitulada PEDAGOGIA DECOLONIAL SULEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA – Um estudo na Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal. Propomos este trabalho com intervenções artísticas pedagógicas, na tentativa de também contribuir com uma discussão sobre seu potencial na escola. As intervenções pedagógicas são pensadas como campos de significação que atravessam um conjunto de relações históricas, políticas, econômicas, culturais, sociais e estéticas, cujos sentidos perpassam os processos nos quais se constituem. Para a realização desse trabalho, foi promovida uma interdisciplinaridade entre os componentes curriculares de Arte, Língua Portuguesa e História. Nesse processo de ensino aprendizagem por meio de linguagens artísticas, entendendo o espaço escolar como ambiente favorável à construção de visualidades artísticas e questionadoras do conhecimento. A pesquisa-ação é a base para sustentar a investigação, gerando um processo de investigação intervencionista, de elaboração e aplicação da produção artística. Tem-se como intenção refletir sobre manifestações artísticas, atentando-se ao olhar, sua produção, intervenção e suas conflitantes relações sociais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1703
Aparece nas coleções:PRODUTOS EDUCACIONAIS (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.