Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1706Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Bezerra, Márcia Rejane Ferreira Rocha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T18:53:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-06T18:53:41Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | BEZERRA, M. R. F. R. Metodologias ativas como instrumento para aperfeiçoar o trabalho docente: um estudo no 1º ano do Curso de Edificações do Ensino Médio Integrado do IFSERTÃOPE - Campus Salgueiro. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1706 | - |
| dc.description.abstract | O presente estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do IF Sertão PE - Campus Salgueiro. O objetivo foi analisar as metodologias ativas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem no curso de Edificações do ensino médio integrado, no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma revisão e análise de literatura, planejamento com os docentes de um plano de aplicação das metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e Gamificação, e questionários com cinco professores e quinze estudantes, com o intuito de complementar as percepções e análises. O estudo se baseou numa perspectiva exploratória, explicativa e descritiva numa abordagem qualitativa. As pesquisas bibliográficas apontam que as metodologias ativas são caminhos que contribuem na promoção e reconhecimento dos alunos como sujeitos integrantes do processo ensino aprendizagem, possibilitando o protagonismo, aprendizagem significativa, autonomia, desenvolvimento do senso crítico, cooperação e criatividade. A pesquisa de campo mostrou que os docentes buscam formação continuada diante das necessidades, mas especificamente em metodologias ativas e em TICs acontecem de forma moderada da mesma forma o uso em sala de aula, pois mesmo sendo usadas os alunos não enxergam como metodologias ativas. Como produto educacional foi desenvolvido um manual de boas práticas em metodologias ativas. Conclui-se com a pesquisa a necessidade de um olhar mais direcionado para o uso das metodologias ativas na Educação profissional e Tecnológica, pois se mostram como possibilidades no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao mundo do trabalho na sociedade atual. | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
| dc.subject | Educação profissional e Tecnológica | pt_BR |
| dc.title | Metodologias ativas como instrumento para aperfeiçoar o trabalho docente: um estudo no 1º ano do Curso de Edificações do Ensino Médio Integrado do IFSERTÃOPE - Campus Salgueiro | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) | |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.