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http://hdl.handle.net/123456789/1731| Título: | Não sei, só sei que foi assim: identificação dos fatores que contribuem para a disseminação da desinformação entre os discentes do Campus Crato do IFCE |
| Autor(es): | Maia Filho, Cristóvão |
| Palavras-chave: | Fake News Viés de Confirmação Pós-Modernidade Mediadoras |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | MAIA FILHO, C. Não sei, só sei que foi assim: identificação dos fatores que contribuem para a disseminação da desinformação entre os discentes do Campus Crato do IFCE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. |
| Resumo: | A desinformação tem-se constituído um problema na sociedade pós-moderna, afetado o processo de aprendizado em todos os níveis educacionais, inclusive no Ensino Profissional e Tecnológico. Nesse sentido, a presente pesquisa apresenta como problema identificar os fatores que contribuem para disseminação da desinformação entre os alunos dos campus Crato do IFCE. Para nortear o estudo, elegemos como hipótese que a ausência de debate sobre o tema pode ser considerado um fator que favorece a disseminação das notícias falsas. Assim, visa-se, com a pesquisa apresentar a evolução histórica e conceitual da desinformação, pesquisar os fatores que influenciam na disseminação da desinformação, categorizar os principais fatores influenciadores na disseminação da desinformação e desenvolver o produto educativo a partir das experiências teóricopráticas vivenciadas na construção do texto final. Metodologicamente, temos a pesquisa consiste em uma análise de conteúdo, de natureza exploratória, de abordagem do tipo qualitativo cuja coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada através da aplicação de formulário e da utilização de a pesquisa documental e bibliográfica. Por fim, em relação à sua natureza, a pesquisa será do tipo aplicada, pois visa ao desenvolvimento de um produto educacional. Ao final constamos que embora os estudantes percebem a existência e os impactos da desinformação, carecem de formação crítica e metodológica para enfrentá-la de forma sistemática. A partir dos dados levantados, constatou-se haver a necessidade de inserir práticas de educação midiática no contexto dos Institutos Federais, possibilitando que os jovens desenvolvam competências para analisar criticamente as informações, reconhecer fontes confiáveis e atuar de forma ética no ambiente digital. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1731 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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| DISSERTAÇÃO - NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM - IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A DISSEMINAÇÃO DA DESINFORMAÇÃO ENTRE OS DISCENTES DO CAMPUS CRATO DO IFCE.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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