Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1763
Título: Caracterização físico-química de morangos ‘San Andreas’ produzidos na Chapada Diamantina-BA
Autor(es): Farias, Carlos Arthur Nunes de
Palavras-chave: Morango
Cultivo
Características físico-químicas
Chapada Diamantina
Data do documento: 2025
Citação: FARIAS, Carlos Arthur Nunes de. Caracterização físico-química de morangos ‘San Andreas’ produzidos na Chapada Diamantina-BA. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 41 f., 2025.
Resumo: O morango é um pseudofruto de elevada importância econômica e nutricional, amplamente cultivado em diversas regiões do mundo. No Brasil, o cultivo de morango apresenta grande relevância econômica, tendo sua produção concentrada em regiões de clima temperado e subtropical, como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia, cuja principal região produtora é a Chapada Diamantina, sendo Piatã um dos municípios que se destacam na produção da fruta. Considerando que a composição físico-química dos frutos varia de acordo com a cultivar, manejo adotado e a influência dos elementos climáticos, esse trabalho teve como objetivo avaliar as características físicoquímicas de morangos da cultivar ‘San Andreas’ produzidos em sistema convencional no município de Piatã-BA. Foram analisados parâmetros como, teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), pH, relação sólidos solúveis/acidez (SS/AT), massa, comprimento e diâmetro dos frutos. As amostras foram coletadas na Fazenda da Mata e submetidas a análises nos laboratórios do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural. O teste t de Student para uma amostra foi aplicado com o objetivo de comparar as médias observadas das variáveis físico-químicas dos frutos com valores de referência de trabalhos similares disponíveis na literatura. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas para todas as variáveis analisadas. Os resultados indicaram valores médios de 8,7 °Brix, 0,89% de acidez titulável, pH 3,22 e relação SS/AT de 9,79. Em relação às características físicas, observou-se massa média de 38,36 g, comprimento de 50,90 mm e diâmetro de 45,40 mm, valores superiores aos encontrados em outros estudos com a mesma cultivar. Conclui-se que os morangos produzidos em Piatã apresentam excelente qualidade físico-química e potencial competitivo para o mercado regional, reforçando a importância da Chapada Diamantina como polo emergente na produção de morangos no Nordeste.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1763
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MORANGOS 'SAN ANDREAS' PRODUZIDOS NA CHAPADA DIAMANTINA-BA.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.