Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/203
Título: Implantação das ferramentas da qualidade em uma fábrica de bebidas lácteas na cidade de Salgueiro - PE
Autor(es): Silva, José Alberto da
Palavras-chave: Laticínios
Bebida láctea - Qualidade
Procedimentos Operacionais Padronizados - POP
Bebida láctea - processamento
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, J. A. Implantação das ferramentas da qualidade em uma fábrica de bebidas lácteas na cidade de Salgueiro - PE. Relatório de Estágio ( Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 43f., 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar as atividades de estágio supervisionado em um laticínio no município de Salgueiro – PE. O estágio foi realizado na fábrica de Bebida Láctea Q’ Sabor ®, localizada na Rua Manaus, nº 100. Av. Maceió, Bairro Nossa senhora das Graças, Salgueiro – PE. O trabalho foi realizado no período de 04/02/2014 a 26/04/2014, totalizando 200 horas de estágio, sob a orientação profissional da Professora Cristiane Ayala de Oliveira Leães e supervisionado pelo proprietário do estabelecimento o senhor Antonio Gilberto de Lima, sendo este requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos. O estudo foi realizado em seis etapas principais: 1ª etapa - Acompanhamento do processamento da bebida láctea; 2ª etapa – Aplicação da lista de verificação (Check List) para analisar as condições da fábrica; 3ª etapa- Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s); 4ª etapa- Treinamento sobre higienização das mãos e palestra sobre higiene do manipulador; 5ª etapa- Elaboração do plano de ação e 6ª etapa- Elaboração do Manual de Boas Práticas da empresa. Observou-se que a maior parte dos funcionários não tinha conhecimento sobre a existência de procedimentos operacionais padrão, mas após treinamento considerou importante o seu seguimento. Diante dos resultados encontrados é importante ressaltar que além de outros objetivos, o POP realmente esclarece dúvidas, assim como a educação continuada e, por isso, há necessidade de treinamento específico sobre a sua utilização. Não é desejada a realização instantânea de técnicas, porém, aliar o saber ao fazer, mesmo diante de ações consideradas simples. O treinamento e comprometimento de todos os envolvidos na fabricação, principalmente a administração, é uma das condições básicas para o sucesso da implantação dessas ferramentas.
Descrição: Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso superior de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão PE – Campus Salgueiro, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos .
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/203
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IMPLANTAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UMA FÁBRICA DE BEBIDA LÁCTEA DA CIDADE DE SALGUEIRO-PE.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.