Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/206
Title: Implantação de projeto de boas práticas de manipulação de alimentos em restaurante comercial do tipo marmita em Salgueiro - PE
Authors: Oliveira, Damiana Cícera Bezerra
Keywords: Segurança alimentar
Alimentação - Controle da qualidade
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - BPMA
Procedimentos Operacionais Padronizados - POP
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, D. C. B. Implantação de projeto de boas práticas de manipulação de alimentos em restaurante comercial do tipo marmita em Salgueiro - PE. Relatório de estágio (Tecnologia em Alimentos) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 47f., 2019.
Abstract: A maior concentração de pessoas nos grandes centros urbanos, associada ao aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e às alterações no estilo de vida da população, vem induzindo mudanças nos padrões de vida e comportamentos alimentares. O consumo de refeições fora de casa aumentou significativamente desde o século XX, e os restaurantes comerciais são os responsáveis por boa parte das refeições servidas, em suas diversas modalidades, como as marmitarias. Contudo, à medida que cresceu e continua crescendo o percentual de refeições fora do lar, também cresceram os números de surtos de Doenças Veiculadas por Alimentos, por isso, é necessário que os estabelecimentos cumpram as normas sanitárias para fornecerem alimentos seguros. Tendo isso em conta, o presente trabalho objetivou implantar um projeto de boas práticas de manipulação de alimentos em uma marmitaria do município de Salgueiro-PE que consistiu em realizar uma análise dos pontos mais agravantes em relação às normas (RDC nº 275/2002, e RDC nº 216/2004) e traçar uma estratégia para realizar todas as mudanças possíveis dentro das possibilidades do estabelecimento, tal estratégia se concretizou pela aplicação do ckeck list que consta como Anexo II da RDC nº 275/2002, pela observação da rotina e hábitos dos manipuladores de alimentos e pela elaboração e implementação de POP‟s para algumas atividades dos manipuladores, bem como a orientação dos mesmos através de um minicurso de boas práticas de manipulação de alimentos. Ao final, observou-se que não houve mudanças significativas no cumprimento dos requisitos de boas práticas por parte dos manipuladores de alimentos.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnóloga em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/206
Appears in Collections:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.