Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/220
Título: Implantação de Procedimentos Operacionais Padronizados de higiene em restaurante do tipo self service no Município de Salgueiro-PE
Autor(es): Sá, Naelly Pires
Palavras-chave: Procedimentos Operacionais Padronizados - POP
Controle higiênico-sanitário
Boas práticas de fabricação - BPF
Restaurante - Boas Práticas de Fabricação (BPF)
Data do documento: 2017
Citação: SÁ, N. P. Implantação de Procedimentos Operacionais Padronizados de higiene em restaurante do tipo self service no Município de Salgueiro-PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 75f., 2017.
Resumo: Nas últimas décadas, tem ocorrido, em nível mundial, a expansão do mercado de refeições coletivas (MOLINVERNO et al., 2009). Essa expansão corresponde às necessidades da vida urbano-industrial, na qual as distâncias, as características dos processos produtivos (ritmos e continuidade no fluxo de produção), a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho e a diminuição do tempo para o preparo da própria refeição contribuem para restringir a possibilidade da sua realização, durante a jornada de trabalho, no próprio domicílio (PROENÇA et al., 2005). No Brasil, os restaurantes por quilo, também conhecidos como restaurantes do tipo self service, são responsáveis por grande parte das refeições servidas fora do domicílio. A dimensão e a importância do setor na economia nacional podem ser mensuradas a partir dos números gerados pelo segmento no ano de 2012 que explicitam que o mercado de refeições coletivas fornece oito milhões de refeições/dia, movimenta uma cifra de dez milhões de reais por ano, oferece 200 mil empregos indiretos, consome diariamente um volume de quatro mil toneladas de alimentos e representa para os governos uma receita de mais um bilhão de reais anuais entre impostos e contribuições (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REFEIÇÕES COLETIVAS – ABERC, 2012).Este trabalho tem como objetivo geral Implantar os Procedimentos Operacionais Padronizados POP´S de higienização no restaurante tipo self service no município de Salgueiro-PE. Para tanto, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos Aplicar a lista de verificação contida na RDC 275 da ANVISA, outubro de 2002 antes e após o desenvolvimento do estágio; Acompanhar a rotina de atividades desenvolvidas no restaurante; Implantar planilhas de higiene do manipulador de alimentos, controle de temperatura do balcão self service, higienização de piso, parede, teto e utensílios, temperatura de alimentos refrigerados e congelados e controle do estoque; Desenvolver os POP´s de higienização das mãos dos manipuladores, de frutas e legumes, piso, bancadas e utensílios;  Realizar treinamento com os manipuladores de alimentos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnóloga em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/220
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.