Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/222
Título: Efeito da adição de biomassa de banana verde e soro de queijo na composição e nos valores de perda de peso em apresuntado caprino
Autor(es): Ricarte, Simone Carvalho Leite
Palavras-chave: Produto cárneo - Apresuntado
Soro de leite
Biomassa - Banana verde
Soro de queijo
Caprinocultura
Data do documento: 2018
Citação: RICARTE, S. C. L. Efeito da adição de biomassa de banana verde e soro de queijo na composição e nos valores de perda de peso em apresuntado caprino. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 60f., 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de utilização da carne caprina de animais adultos na elaboração de apresuntados com diferentes percentuais de biomassa de banana verde, tendo a água de salmoura substituída por soro de queijo fluido, bem como analisar a suas características físico-químicas e tecnológicas. A pesquisa foi desenvolvida no laboratório de Tecnologia de Carnes do Setor de Tecnologia em Alimentos do IF-Sertão- PE: Campus Salgueiro. O experimento objetivou a avaliação de um produto cárneo (apresuntado), cujo água de formulação foi substituída em 100%, por soro de queijo fluido, e o conteúdo de fécula de mandioca foi substituída por concentrações crescentes de biomassa de banana verde: (CONT), soro (SORO), soro/BIO 3% (SORO/BIO 3%); soro/BIO 6% (SORO/BIO 6%) e soro/BIO 9% (SORO/BIO 9%). Foi utilizado o soro fluido de queijo, oriundo do processamento do queijo minas frescal, e a biomassa da banana verde foi obtida no comércio local. Ambas as matérias-primas foram caracterizadas físico-quimicamente, bem como, os produtos elaborados quanto a sua composição centesimal, pH, perdas de peso advindas dos processos térmicos, cor objetiva, densidade, acidez titulável. Tanto o soro de queijo como a biomassa de banana verde apresentaram características físico-quimicas já reportadas na literatura. A adição da biomassa nos apresuntados apresentou um efeito positivo no que concerne as características tecnológicas (perdas de peso advinda de processos térmicos). Com relação a composição centesimal, todos os parâmetros avaliados (com exceção do conteúdo de carboidratos) encontram-se dentro do estabelecido pela legislação. Conclui-se que existe um potencial interessante da utilização da biomassa da banana verde em produtos cárneos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/222
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.