Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/223
Título: Resoluções de situações-problemas de física: etapas consideradas fundamentais por estudantes do ensino médio
Autor(es): Silva, José Jhonatan Ferreira da
Palavras-chave: Ensino de física
Física - Resoluções de problemas
Física - Didática
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, José Jonathan Ferreira da. Resoluções de situações-problemas de física: etapas consideradas fundamentais por estudantes do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Salgueiro, Salgueiro, PE, 2016.
Resumo: Muito se fala sobre resolução de situações-problemas no Ensino da Física - EF, sua importância para a construção do conhecimento científico, mas o que caracteriza realmente um problema e quais modelos metodológicos para sua resolução. No âmbito escolar é notório que existe um grande fracasso por parte dos alunos na resolução de tais situações e que a metodologia utilizada por professores incentiva atitudes que limitam o desenvolvimento do conhecimento necessário para tal atividade, onde os problemas apresentados são puramente numéricos e sem significação. Porém, uma mudança de postura dos educadores e alunos auxiliaria na formação cognitiva do saber científico, trazendo a princípio, sutis transformações deste cenário no EF e uma das estratégias que pode contribuir com este objetivo é considerar uma abordagem significativa dos exemplos, exercícios e resolução com maior ênfase na análise qualitativa. É com esse intuito que estudiosos da área apresentam estratégias de resolução para professores e estudantes construírem um EF direcionado a formação de alunos ativos, críticos que possa possibilitar a estes um aprofundamento nos conceitos da Física e, consequentemente uma evolução em suas capacidades de argumentação a respeito desta ciência. O presente trabalho aborda aspectos que discentes do Ensino Médio (EM) levam em consideração na hora de resolver problemas de Física, analisando e discutindo sua relação com as dificuldades perante a disciplina, tanto teórica como durante a resolução de listas de exercícios.
Descrição: Monografia apresentada como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Física, para obtenção do título de Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/223
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador