Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/223
Título: | Resoluções de situações-problemas de física: etapas consideradas fundamentais por estudantes do ensino médio |
Autor(es): | Silva, José Jhonatan Ferreira da |
Palavras-chave: | Ensino de física Física - Resoluções de problemas Física - Didática |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SILVA, José Jonathan Ferreira da. Resoluções de situações-problemas de física: etapas consideradas fundamentais por estudantes do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Salgueiro, Salgueiro, PE, 2016. |
Resumo: | Muito se fala sobre resolução de situações-problemas no Ensino da Física - EF, sua importância para a construção do conhecimento científico, mas o que caracteriza realmente um problema e quais modelos metodológicos para sua resolução. No âmbito escolar é notório que existe um grande fracasso por parte dos alunos na resolução de tais situações e que a metodologia utilizada por professores incentiva atitudes que limitam o desenvolvimento do conhecimento necessário para tal atividade, onde os problemas apresentados são puramente numéricos e sem significação. Porém, uma mudança de postura dos educadores e alunos auxiliaria na formação cognitiva do saber científico, trazendo a princípio, sutis transformações deste cenário no EF e uma das estratégias que pode contribuir com este objetivo é considerar uma abordagem significativa dos exemplos, exercícios e resolução com maior ênfase na análise qualitativa. É com esse intuito que estudiosos da área apresentam estratégias de resolução para professores e estudantes construírem um EF direcionado a formação de alunos ativos, críticos que possa possibilitar a estes um aprofundamento nos conceitos da Física e, consequentemente uma evolução em suas capacidades de argumentação a respeito desta ciência. O presente trabalho aborda aspectos que discentes do Ensino Médio (EM) levam em consideração na hora de resolver problemas de Física, analisando e discutindo sua relação com as dificuldades perante a disciplina, tanto teórica como durante a resolução de listas de exercícios. |
Descrição: | Monografia apresentada como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Física, para obtenção do título de Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro. |
URI: | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/223 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Salgueiro) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS DE FÍSICA - ETAPAS CONSIDERADAS FUNDAMENTAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador