Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/226
Título: Análise dos livros didáticos de física como contribuição para o letramento científico frente ao enfoque CTSA
Autor(es): Oliveira, Jackeline Alves de
Palavras-chave: Livro didático
História e Filosofica da Ciência - HFC
Física Moderna e Contemporânea - FMC
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA
Física - Didática
Data do documento: 2017
Citação: OLIVEIRA, Jackeline Alves de. Análise dos livros didáticos de física como contribuição para o letramento científico frente ao enfoque CTSA. Salgueiro, PE, 2017, 45f. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) / Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2017.
Resumo: Uma das principais fontes de consulta tanto por estudantes como por professores nas escolas de nível médio muitas vezes são os livros didáticos. Para as Ciências Naturais, especificamente a Física, é tido por diversas vezes como o único recurso para ser trabalhado no ensino médio. Nesse sentido, este trabalho visa analisar, parte dos livros didáticos de Física do triênio 2015-2017, disponibilizados no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), como essas novas obras, que estão, em principio de acordo com a nova legislação, tratam o contexto da História e Filosofia da Ciência (HFC), Física Moderna e Contemporânea (FMC) frente ao enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), e a contextualização dos conteúdos com a realidade vivida pelos alunos, e relacionando com o letramento cientifico. Como estas refletem na construção do conhecimento, como foram inseridas nos livros, buscando ainda verificar qual a importância de estarem sendo abordados e assim proporcionar uma visão crítica reflexiva dos avanços tecnológicos e os aperfeiçoamentos que os mesmos tiveram ao longo do tempo. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa permitem compreender o ensino nos livros tanto com HFC quanto FMC e a contextualização dos conteúdos, são tratados de forma muito particular em cada coleção, tendo mais destaque de um do que de outro e vice-versa. Sendo abordagens do mesmo conteúdo muito diferente de uma coleção para outra.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/226
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador