Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/227
Título: Análise das propostas de inserção de física moderna e contemporânea e sua viabilidade de aplicação no ensino médio do sertão central pernambucano
Autor(es): Bezerra, Daniel de Oliveira
Palavras-chave: Física Moderna e Contemporânea - FMC
Física - Didática
Ensino de física
Ensino médio - Avaliação curricular
Data do documento: 2017
Citação: BEZERRA, Daniel de Oliveira. Análise das propostas de inserção de física moderna e contemporânea e sua viabilidade de aplicação no ensino médio do sertão central pernambucano. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, 48f., 2017.
Resumo: A Física Moderna e Contemporânea (FMC)é, sem dúvida, de suma importância para os estudantes do Ensino Médio (EM), pois, pode auxiliar ainda mais na compreensão dos desenvolvimentos e avanços tecnológicos na sociedade atual.Fez-se uma explanação sobre as bases curriculares para o ensino de tais conteúdos tanto no âmbito Estadual quanto no Nacional, e mostra-se algumas dificuldades enfrentadas para a inserção desses tópicos. Analisou-se a disposição dos estudantes e professores do município de Salgueiro em relação a inserção de tópicos de FMC no ensino médio, trazendo algumas dificuldades apontadas pelos professores e que podem estar dificultando o bom aproveitamento das aulas de Física. Realizou-se uma discussão sobre propostas de ensino de tópicos de FMC, e verificou-se a viabilidade de desenvolvê-las em turmas do ensino médio,quanto aos recursos e materiais utilizados para o seu desenvolvimento e ideias propostas.Apresenta dados que defendem a capacidade de compreensão dos estudantes quanto a aprendizagem de FMC e o interesse dos mesmos pelo tema questionado. Após a execução deste trabalho tem-se a expectativa de que,se implementadas algumas das propostas aqui analisadas,pode-se ter bons aproveitamentos em ensinar FMC no EM, tendo em vista os resultados apresentados por alguns desses trabalhos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de graduado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/227
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador