Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/281
Título: Ensino de física no nível médio: uma análise a partir da percepção dos estudantes do município de Salgueiro - PE
Autor(es): Santos, Gilson Manoel dos
Palavras-chave: Ensino de física
Práticas pedagógicas
Políticas Públicas de Educação
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, G. M. Ensino de física no nível médio: uma análise a partir da percepção dos estudantes do município de Salgueiro - PE. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 43f., 2016.
Resumo: O atual ensino de física na maior parte das escolas do município de Salgueiro - PE, nível médio, ainda enfrenta problemas. Muitos dos estudantes setem-se desmotivados pelo ensino, gerando desinteresse e consequentemente baixo aproveitamento. Parte dos professores que lecionam o componente curricular de física não conseguem mediar o ensino de forma correta, muitas vezes apresentam a física de forma superficial, excludente, centrada nas fórmulas, como se essa bela ciência fosse composta apenas de regras mnemônicas, o famoso "decoreba", deixando a essência de lado, muito vezes por falta de preparo, ou pela exigência do "mercado". Este trabalho que foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre o ensino de física no ensino médio na cidade de Salgueiro - PE, tecendo uma comparação entre o que os estudantes do ensino médio desta cidade pensam sobre o ensino de física e o que os escritores dizem sobre esse tema. E terá a seguinte estrutura: inicialmente será feita a fundamentação teórica, com os seguintes questionamentos: o que é ensino de física? como é o ensino de física no Sertão Central? Em seguida haverá uma explanação sobre as respostas sinalizadas pelos estudantes do nível médio do município de Salgueiro - PE; Os resultados finais exibem um confronto entre o que reza a legislação vigente sobre o ensino médio, principalmente o ensino de física e as práticas docentes destacadas pelos estudantes do nível médio do município de Salgueiro - PE.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/281
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador