Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/283
Title: A influência de atividades de pesquisa no ensino de física
Authors: Silva, Luís Cícero Bezerra da
Keywords: Ensino de física
Capacitores - Dióxido de titânio (TiO2)
Física do estado sólido - FES
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, L. C. B. A influência de atividades de pesquisa no ensino de física. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 45f., 2015.
Abstract: Muito se fala de novas práticas experimentais para ensino de Física, questionando qual o impacto dessas atividades na compreensão de conceitos físicos. Pois, as metodologias e práticas presentes nas aulas de física, quando raramente ocorrem, mostram-se insuficientes na compreensão de conceitos e teorias físicas. Sendo necessário investir esforços, na busca por novos métodos que visem a curto e longo prazo, avanços na qualidade do ensino de Física. Considerando que ainda há muito o que ser feito e compreendido nessa área, o presente trabalho tem por finalidade discutir acerca dos impactos de atividades de pesquisa no ensino de Física. Para tanto, foi realizada uma atividade com dois grupos de estudantes do terceiro ano do ensino médio do IF Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro. Nessa atividade, os estudantes foram envolvidos em atividades relacionadas ao estudo com capacitores. Em um grupo de controle as atividades desenvolvidas foram baseadas nas aulas tradicionais de Física, o outro grupo foi motivado a empreender uma pesquisa investigativa sobre capacitores fazendo uso dos resultados obtidos durante a disciplina de Física do Estado Sólido (IFES) com capacitores a base de dióxido de titânio (TiO2). Os resultados iniciais mostram que as atividades de pesquisa proporcionam aos estudantes a oportunidade de investigar, refletir e propor soluções para questões que, para eles, ainda não têm respostas prontas; com isso, o envolvimento com a pesquisa proporciona melhores condições para promover o aprendizado de novos conhecimentos científicos, e também permite ao estudante vivenciar o processo de construção de conhecimentos, valorizando desta forma o trabalho do cientista.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/283
Appears in Collections:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools