Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Jailma Samara Silva-
dc.date.accessioned2019-08-22T17:32:44Z-
dc.date.available2019-08-22T17:32:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAMPOS, J. S. S. O aluno com deficiência e a robótica educacional: um estudo de caso no IF Sertão - PE Campus Petrolina. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 49f., 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/342-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Computação.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão é um processo de inserção de pessoas com deficiência no âmbito social, tendo a educação como mola propulsora para este fim. Dentro desse contexto, a robótica pode ser entendida como uma ferramenta educacional, que viabiliza esse processo de inclusão. Pensando nisso, essa pesquisa investigou quais as contribuições da robótica educacional no processo de inserção de alunos com deficiência, tendo como objeto de estudo o desempenho de uma aluna que possui ataxia em decorrência de paralisia cerebral, participante do projeto de robótica educacional, desenvolvido no Instituto Federal Sertão Pernambucano. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos, periódicos e livros e uma pesquisa de campo na qual foi feito entrevistas com a aluna com necessidade específica, a mãe da aluna, com o coordenador do projeto de robótica educacional e com a coordenadora do ensino médio, modalidade de ensino a qual a aluna faz parte. Com a análise dos depoimentos e avaliação do desempenho da aluna, foi possível verificar que a robótica educacional se constitui como uma ferramenta viável para a inserção de alunos com deficiência no âmbito social, melhorando seu desempenho e autoconfiança. Esses resultados são relevantes, uma vez que há poucos trabalhos desenvolvidos nessa temática, sobretudo utilizando estudo de caso.pt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectFerramenta educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleO aluno com deficiência e a robótica educacional: um estudo de caso no IF Sertão - PE Campus Petrolinapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - O ALUNO COM DEFICIÊNCIA E A ROBÓTICA EDUCACIONAL - UM ESTUDO DE CASO NO IF SERTÃO - PE CAMPUS PETROLINA.pdf435,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.