Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/345
Título: O processo de inserção de tecnologias nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina - PE
Autor(es): Soares, Natanael dos Santos
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais
Educação digital
Inclusão digital
Tecnologias digitais
Data do documento: 2015
Citação: SOARES, N. S. O processo de inserção de tecnologias nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina - PE. Monografia (Licenciatura em computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE,
Resumo: A sociedade moderna trouxe os avanços tecnológicos para o cotidiano das pessoas, e consequentemente esses avanços chegaram também às escolas. Sabemos que no dia a dia as pessoas inseriram a tecnologia em suas atividades rotineiras buscando mais praticidade e facilidade, mas como se dá o processo de inserção de tecnologias em ambientes escolares? Neste trabalho, através da pesquisa qualitativa, caracterizada em um estudo de caso, utilizamos a entrevista semiestruturada como um instrumento e fundamentados a pesquisa com suporte teóricos baseados em informações gerais e específicas a respeito da temática investigada, contendo a localização e identificação de fontes seguras, e a organização dessas informações. Procuramos analisar como se dá o processo de inserção das Tecnologias Educacionais nas escolas, e para isso foi escolhida a cidade de Petrolina-PE, como o campo de investigação. Dessa forma, para compreender melhor o processo como o todo, é necessário analisar o que o Governo Federal projeta para o cenário da tecnologia na educação no país, através de documentos oficiais, e não somente analisar o que tem sido projetado para o país, mas também observar o que o município em questão também tem projetado para o desenvolvimento tecnológico de suas escolas. Através da ótica dos envolvidos nesse processo, que vai desde os responsáveis pela inserção das tecnologias até os que de fato utilizam no ambiente escolar, podemos compreender melhor o momento atual em que vive as escolas da rede municipal de ensino. Após a organização de todas essas informações, observamos que é imprescindível estarmos cada vez mais atentos a como tem acontecido o processo de desenvolvimento tecnológico nas escolas municipais, e qual o efeito que isso tem causado na vida dos alunos, que é o real motivo de todo e qualquer investimento realizado.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Computação.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/345
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - O PROCESSO DE INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PETROLINA - PE.pdf986,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.