Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/348
Title: Caracterização físico-química, dos compostos bioativos e atividade antioxidante da amêndoa do licuri (Syagrus Coronata (Mart.) Beccari).
Authors: Silva, Iolanda Ferreira da
Keywords: Fruto nativo
Alimento Funcional
amêndoa do Licuri - Compostos bioativos
Amêndoa de licuri
amêndoa do Licuri - Atividades antioxidante
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, I. F. Caracterização físico-química, dos compostos bioativos e atividade antioxidante da amêndoa do licuri (Syagrus Coronata (Mart.) Beccari). Monografia (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 42f., 2015.
Abstract: O Licuri (Syagrus coronata (Mart.) beccari) é uma palmeira ornamental comumente utilizada em paisagismos. Pode ser encontrado a leste do Rio São Francisco, em diversos estados que compõem o semiárido nordestino, e no Norte de Minas Gerais, na caatinga, florestas semidecíduas, zonas de transição para restinga e cerrado. Frutos nativos como o Licuri são explorados, normalmente, de forma extrativista. Devido à carência de informações a respeito do potencial alimentício e de sua importância para regiões secas e áridas da caatinga onde essa palmeira está bem adaptada, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a amêndoa do Licuri com intuito de fornecer informações para o melhor aproveitamento da espécie Syagrus coronata (Mart.) beccari, por meio do conhecimento de seu conteúdo bioativo e propriedades antioxidantes. Os frutos foram obtidos na cidade de Campo Formoso (BA) e os compostos fenólicos totais foram determinados pelo método de Folin-Ciocalteau e expresso como miligramas equivalente ao ácido gálico. A determinação da atividade antioxidante foi realizada pelo método de sequestro de radicais livres com DPPH (2,2 difenil-1-picrilhidrazila) e os resultados expressos como milimol equivalente ao Trolox por kg de amêndoas (mM TEAC kg-1). Os valores encontrados para fenólicos totais foram de 182,8 mg EAG 100g-1 e a atividade antioxidante em 4,6 mM TEAC kg-1. Estes resultados expressam uma significativa concentração de compostos bioativos na amêndoa do Licuri, para as análises físico-químicas foram encontrados os seguintes resultados aw 0,78; Sólidos Solúveis 13ºbrix; pH 7,43; Acidez Titulável 0,94%; Umidade 7,27%; Cinzas Totais 1,65%; Teor de Ferro 0,29%; Proteína 14,86%; Lipídio 52,13%. Os resultados obtidos neste trabalho mostram um considerável conteúdo bioativo e atividade antioxidante na amêndoa do Licuri, bem como um valor expressivo de lipídio e proteína, evidenciando a necessidade de uma maior exploração desta matéria-prima pela indústria de alimentos.
Description: Monografia apresentada ao curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnóloga em alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/348
Appears in Collections:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.