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dc.contributor.authorAlencar, Gersica Agripino-
dc.date.accessioned2019-08-29T10:23:21Z-
dc.date.available2019-08-29T10:23:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALENCAR, G. A. Análise sobre o uso de tecnologia assistiva: um estudo de caso em uma escola de Petrolina - PE. Monografia (Licenciatura em computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/349-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Computação.pt_BR
dc.description.abstractA educação brasileira passou e passa por transformações ao longo dos anos. Hoje vivenciamos o paradigma da educação inclusiva, apoiada principalmente pelo atendimento educacional especializado e pelos recursos e serviços de Tecnologia Assistiva. Tecnologia Assistiva (TA) são produtos, recursos e serviços, metodologias, estratégias e práticas, que tem como objetivo promover a autonomia, qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar a utilização de tecnologia assistiva no ensino de pessoas com deficiência da rede municipal de ensino de Petrolina-PE. A pesquisa é de abordagem qualitativa, classificada como descritiva, enquadra-se no estudo de caso. Foram realizadas observações dos atendimentos educacionais especializados de quatro alunos de uma escola da rede municipal de ensino da referida cidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista, realizada com a professora do AEE. Os resultados mostram que a tecnologia assistiva está disponível nas escolas, entretanto não são utilizadas adequadamente, principalmente pela falta de formação adequada do professor responsável por promover essa utilização. Conclui-se então que a utilização de TA na educação está aquém do que é proposto pelo governo e que são necessárias a oferta de qualificação para os profissionais do ambiente educacional, objetivando a melhoria na educação das pessoas com deficiência.pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise sobre o uso de tecnologia assistiva: um estudo de caso em uma escola de Petrolina - PEpt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

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