Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar, Gersica Agripino | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T10:23:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T10:23:21Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, G. A. Análise sobre o uso de tecnologia assistiva: um estudo de caso em uma escola de Petrolina - PE. Monografia (Licenciatura em computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/349 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Computação. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação brasileira passou e passa por transformações ao longo dos anos. Hoje vivenciamos o paradigma da educação inclusiva, apoiada principalmente pelo atendimento educacional especializado e pelos recursos e serviços de Tecnologia Assistiva. Tecnologia Assistiva (TA) são produtos, recursos e serviços, metodologias, estratégias e práticas, que tem como objetivo promover a autonomia, qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar a utilização de tecnologia assistiva no ensino de pessoas com deficiência da rede municipal de ensino de Petrolina-PE. A pesquisa é de abordagem qualitativa, classificada como descritiva, enquadra-se no estudo de caso. Foram realizadas observações dos atendimentos educacionais especializados de quatro alunos de uma escola da rede municipal de ensino da referida cidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista, realizada com a professora do AEE. Os resultados mostram que a tecnologia assistiva está disponível nas escolas, entretanto não são utilizadas adequadamente, principalmente pela falta de formação adequada do professor responsável por promover essa utilização. Conclui-se então que a utilização de TA na educação está aquém do que é proposto pelo governo e que são necessárias a oferta de qualificação para os profissionais do ambiente educacional, objetivando a melhoria na educação das pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise sobre o uso de tecnologia assistiva: um estudo de caso em uma escola de Petrolina - PE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ANÁLISE SOBRE O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA - UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE PETROLINA-PE.pdf | 958 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.