Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/354
Título: Ontologias para objetos de aprendizagem: metodologias e ferramentas de desenvolvimento
Autor(es): Souza, Vanessa dos Santos
Palavras-chave: Ontologia
Objeto de aprendizagem
Web Semântica
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
Data do documento: 2014
Resumo: Atualmente a construção de conteúdos educacionais digitais de apoio à aprendizagem, ou seja, Objetos de Aprendizagem, vem ampliando para alcançar o conhecimento no contexto educacional. No entanto, ainda encontra-se uma grande dificuldade em localizar documentação especificando as informações sobre a construção desses objetos através de ontologias. Encontram-se disponíveis na web somente características relevantes ao próprio elemento, não encontrando classificações e agrupamento dessas informações. Através do uso de ontologias é possível estruturar e organizar as informações dos Objetos de Aprendizagem para que os usuários possam reutilizá-los de forma eficiente. Desta forma, a presente pesquisa busca fazer um levantamento de ontologias para OA, apresentando as principais metodologias e ferramentas utilizadas para a construção da mesma. Para a obtenção dos resultados desta pesquisa, foi realizada uma seleção de trabalhos relacionados ao tema “Ontologias para Objetos de Aprendizagem”, fazendo em seguida uma filtragem de quais tecnologias foram utilizadas para o desenvolvimento da ontologia. Ao final do trabalho é apresentada uma catalogação das ontologias encontradas, que podem contribuir para o desenvolvimento de novas propostas ontológicas de maneira simples e precisa.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Computação.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/354
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ONTOLOGIAS PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM - METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.