Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/358
Título: O uso de software educacional Dosvox como mediador intrumental na aprendizagem de alunos com deficiência visual e cegueira
Autor(es): Silva, Patricélia Moreira
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva
Educação Inclusiva
Software educacional - DOSVOX
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados que foram alcançados durante a avaliação de usabilidade do software educacional Dosvox, que é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz e se destina a facilitar o uso do computador por deficientes visuais. Com o objetivo de avaliar a usabilidade do software educacional Dosvox, foi feito um estudo de caso com alunos deficientes visuais de uma escola de ensino regular com referência em educação especial da rede estadual de Petrolina. Os métodos utilizados para avaliação foram um teste de usabilidade envolvendo a participação ativa dos usuários no uso do sistema e a aplicação das heurísticas propostas por Jakob Nielsen, para identificar possíveis problemas com o software. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram à observação dos alunos, enquanto faziam uso do software, e, entrevistas gravadas realizadas com os alunos e com duas professoras usuárias do sistema Dosvox. A convivência com os alunos cegos e o trabalho com o software, tornou possível perceber o constante desafio de inovação e adaptação das metodologias de ensino às necessidades dos alunos, principalmente com relação aos que tem alguma deficiência, e, também a disposição de utilizar as tecnologias assistivas como ferramentas de ensino e aprendizagem. A realização deste trabalho contribuiu de forma enriquecedora para minha formação como docente.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Computação.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/358
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.